Foi celebrado em Setúbal um protocolo entre a Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar e os Centros de Formação Desportiva do Desporto escolar, havendo assim um apetrechamento que servirá o propósito de permitir a todos os alunos a experimentação, apoio aos Grupos-Equipa, apoio à Segurança de Atividades Náuticas, na promoção da formação de alunos/professores especialistas e na criação de condições excecionais para apoio às Domínios de Autonomia Curricular e Desenvolvimento Ambiente e Sustentabilidade, incrementando objetivamente a Literacia Azul.
Foi um dos maiores apetrechamentos de sempre em Atividades Náuticas. 40 Centros de Formação Desportiva dos 59 que existem receberam este reforço, recebendo regularmente apoio de material.
Assim, Atividades Náuticas como a Canoagem, Vela e Remo podem ser praticadas por todos, independentemente das suas condições socioeconómicas, promovendo a igualdade de oportunidades da população infantojuvenil, contribuindo dada vez mais a desejada coesão territorial.