Connect with us

Em destaque

Gulbenkian disponibiliza clássicos da literatura online 

Rita Costa

Publicado há

em

Pixabay

A Fundação Gulbenkian decidiu tornar acessível em formato digital, variados clássicos da cultura mundial e obras incontornáveis da cultura e literatura portuguesas. A fundação tem agora, uma nova política que prioriza este formato, permitindo ao público aceder gratuitamente aos livros, embora sempre que possível considerando os direitos de autor.

Segundo Isabel Mota, presidente da Fundação, esta nova orientação “resulta de um compromisso com a sociedade e persegue o mesmo propósito de sempre: tornar a leitura acessível a todos”.

Atualmente, encontram-se acessíveis na página oficial da Gulbenkian, 52 títulos da Coleção de textos Clássicos, entre eles: A República, de Platão; Utopia, de Thomas More; A Cidade de Deus, de Santo Agostinho; O Mensageiro das Estrelas, de Galileu; Medeia, de Eurípedes; ou textos teóricos de Edgar Allan Poe.

Em processo de seleção e tratamento digital estão as Coleções – Cultura Portuguesa e Manuais Universitários, textos que serão colocados à disposição dos leitores de forma faseada, até ao final do próximo ano. Além de ensaios, relatórios, textos relativos a programas e projetos da Gulbenkian e edições da Delegação da Fundação Gulbenkian em Paris.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade