Connect with us

Em destaque

CICCOPN, a excelência na formação!

Publicado há

em

Conteúdo Patrocinado

O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) foi criado há 39 anos, tendo como missão principal a formação profissional nas áreas da Construção Civil e Obras Públicas.

Nos últimos anos, o Centro tem reforçado a aposta no desenvolvimento de medidas de inovação pedagógica, como a criação de espaços de aprendizagem modular e transdisciplinar, baseados no conceito Espaço Transdisciplinar em Construção (ETC). Este conceito tem como referência o projeto “Future Classroom Lab”, da European Schoolnet, e promove a aprendizagem através de seis princípios centrais: investigação, desenvolvimento, criação, interação, colaboração e apresentação. O CICCOPN pretende, assim, desenvolver o pensamento crítico e a criatividade nos seus formandos, garantindo-lhes novas competências associadas aos novos paradigmas da indústria 4.0. Desta forma, a formação profissional irá aproximar-se o mais possível das reais necessidades do mercado de trabalho.

O CICCOPN desenvolve formação para jovens a partir dos 15 anos de idade, correspondente a uma qualificação inicial ou complementar, incluindo uma importante componente prática em contexto de trabalho (estágio). A atividade do Centro centra-se nas seguintes modalidades:

  • Cursos de Educação e formação (CEF), para jovens com o 6.º ano de escolaridade, que confere a equivalência ao 9.º ano e permite combater os défices de qualificação escolar e profissional, através da aprendizagem de competências escolares, técnicas, sociais e relacionais, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

Oferta formativa:

    • Eletricista de Instalações;
    • Pintor(a) da Construção Civil.
  • Cursos de Aprendizagem, para jovens com o 9.º ano de escolaridade, que permitem obter uma certificação escolar e profissional com equivalência ao 12.º ano, com uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa, permitindo o prosseguimento de estudos a nível superior.

Oferta formativa:

    • Técnico/a Administrativo/a;
    • Técnico/a de Ensaios da Construção Civil e Obras Públicas;
    • Técnico/a de Informática – Sistemas;
    • Técnico/a de Instalações Elétricas;
    • Técnico/a de Medições e Orçamentos;
    • Técnico/a de Obra / Condutor(a) de Obra;
    • Técnico/a de Topografia.
  • Cursos de Especialização Tecnológica (CET), para jovens com o 12.º ano de escolaridade, que concedem uma formação de nível pós-secundário não superior e uma certificação de nível 5, dando resposta às necessidades do mercado de trabalho ao nível dos quadros intermédios, sendo uma alternativa para a melhoria da qualificação dos jovens e a requalificação profissional.

Oferta formativa:

    • Técnico/a Especialista em Condução de Obra
    • Técnico/a Especialista em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
    • Técnico/a Especialista em Gestão e Controlo de energia
    • Técnico/a Especialista em Reabilitação Energética e Conservação de Infraestruturas – Edificações

O CICCOPN conta com infraestruturas que reúnem as melhores condições para a aprendizagem, dispondo de um auditório equipado com capacidade para mais de 120 pessoas, uma biblioteca com mais de 3500 obras e computadores com acesso livre, cerca de 40 espaços de formação (incluindo salas específicas de informática e de desenho, além de espaços de aprendizagem adequados para projetos transdisciplinares), oficinas equipadas para a prática simulada, dada a importância da componente prática na formação profissional, e um laboratório de eletrónica equipado para a formação de áreas ligadas aos motores, automação e sistemas eletrónicos. As instalações incluem também um refeitório com serviços de almoço e jantar e serviço de bar nos intervalos da formação, um bar, amplos espaços exteriores com grandes áreas relvadas, uma zona de convívio de acesso livre, equipada com matraquilhos e mesa de pingue-pongue e um recinto desportivo coberto para a prática de atividade física. O Centro dispõe ainda de alojamento próprio, com capacidade para 36 formandos (24 rapazes e 12 raparigas), destinado a jovens deslocados das respetivas áreas de residência.

Conhece aqui o vídeo de apresentação do CICCOPN:

Se procuras um futuro profissional no setor da Construção Civil e Obras Públicas, o CICCOPN tem a resposta para ti. Não percas esta oportunidade e inscreve-te já!

Fica a conhecer mais sobre o CICCOPN aqui.

[post_gallery]

[Fotos e Vídeo CICCOPN]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *