Visite-nos em

Em destaque

Aprender em Comunidade num tempo de Pandemia

Mais Educativa

Publicado há

em

INETE

Dra. Fernanda Torres Diretora do INETE

Após 30 anos de atividade, o INETE – Instituto de Educação Técnica suspendeu temporariamente as aulas presenciais no dia 16 de março. Que falta sentimos do burburinho dos intervalos! A partir daí, definimos a estratégia e mobilizaram-se os recursos para a passagem do presencial ao online. E, subitamente, éramos uma Comunidade de Aprendizagem a distância. Foi fantástico ver o espírito de entreajuda e o empenho de todos para a superação de qualquer constrangimento. Aqui ficam algumas sugestões para a transição.

CRIAR UMA COMUNIDADE

Criámos equipas no Teams para troca de mensagens, ideias e partilha de problemas. Uma comunidade que aprende em conjunto, irá sempre mais longe. Esta partilha é essencial para nos sentirmos acompanhados nas nossas dúvidas e frustrações.

SER TOLERANTE AO ERRO… E APRENDER SEMPRE

Nesta fase iremos experimentar novos métodos, novas maneiras de ensinar e avaliar. Temos muito para aprender sozinhos, com colegas e também com os alunos no domínio das tecnologias.

CHEGAR A TODOS

Nem todos os alunos têm os meios para aceder a algumas tecnologias. Assim, temos de diversificar os canais de comunicação e as ferramentas: O Moodle, o WhatsApp, o telefone, o email, os correios, e tantas outras. Devemos cuidar dos que não têm acesso à internet ou ao computador, assim como daqueles que revelam mais dificuldades de aprendizagem. Ninguém pode ficar para trás.

MANTER O SENTIDO DE HUMOR

Rir sempre foi o melhor remédio. Se calhar nunca nos rimos tanto em conjunto! São os emojis, os GIF, as frases sem sentido. Tudo serve para acalmar o stress, o isolamento, a ansiedade. A nossa, a dos pais e dos alunos.

O papel do(a) Diretor(a) da escola também enfrenta novos desafios. Não há formação nem livro de instruções. Está sempre presente. Para resolver problemas, responder a questões, incentivar a equipa. Vive uma nova realidade e explora novos territórios. Mantém a esperança e a tranquilidade. E assim é possível ter o reconhecimento das famílias “Agradeço todo o empenho que demonstram para muito rapidamente ultrapassarem esta situação. (…) é também importante que todos possamos aprender que, perante as adversidades, há sempre uma ou mais opções a seguir.”. São mensagens de gratidão, pois quanto maior o distanciamento social, mais importância têm as palavras.E quais serão as consequências para todos nós? Aqui fi ca a mensagem positiva de uma mãe: “(…) o ser humano tem o poder inimaginável de conseguir superar-se a si mesmo. Por isso, os nossos filhos/alunos vão com certeza conseguir tirar algo de positivo e provavelmente tornarem-se pessoas mais conscientes e responsáveis.”

Há quem diga que nada ficará como antes. O INETE continuará a ser um farol e um porto de abrigo. No Grupo ENSINUS navegamos acompanhados, damos o nosso contributo para que esta fase conturbada possa ser menos prolongada no tempo, e para que todos possamos regressar à normalidade, brevemente. Estamos juntos e tenho a certeza de que venceremos este grande desafio!

Podes saber mais em INETE

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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