Visite-nos em

A tua Revista

SkillsPortugal 2020: Profissões à prova

Mais Educativa

Publicado há

em

IEFP

A 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, decorreu entre 9 e 14 de fevereiro, em Setúbal. A prova elegeu os campeões portugueses que vão representar Portugal, nas competições internacionais.

Cerca de 400 jovens, com idades entre os 17 e os 25 anos, disputaram os títulos de campeões nas 44 profissões a concurso. Estiveram ainda envolvidos no SkillsPortugal2020 | Campeonato Nacional das Profissões cerca de 260 jurados e 200 voluntários.

Por estes dias, Setúbal foi a cidade das competências e das profissões, com manifestações disso mesmo em vários recintos.

No primeiro dia, os jovens desceram a Avenida Luísa Todi e fizeram-se anunciar, ao som do grupo de percussão Samba Azul, no percurso até ao local onde decorreu a cerimónia de abertura: o Cais 3 do Porto de Setúbal.

As provas começaram no dia seguinte e perduraram até 13 de fevereiro, no Serviço de Formação Profissional de Setúbal.

Nestes dias, os jovens participantes deram tudo por tudo para conquistarem um lugar no pódio, em cada uma das profissões a concurso.

Os participantes focaram-se em resolver problemas e obter soluções nas diversas áreas do Campeonato – construção civil e obras públicas; artes criativas; gestão e tecnologias da informação; produção, engenharia e tecnologia; serviços sociais, pessoais e turismo; e transporte e logística.

Os jurados elegeram os melhores dos melhores.

As técnicas usadas e as competências demonstradas pelos jovens foram tidas em conta pelo júri e, no final, a excelência saiu vencedora.

No último dia da 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, foram divulgados os jovens vencedores, que terão a honra de representar Portugal nas etapas internacionais deste movimento que promove a formação profissional há 70 anos.

Em setembro deste ano, estes jovens estarão no Campeonato Europeu das Profissões (em Graz, na Áustria) e, em setembro de 2021, no Campeonato Mundial das Profissões (em Xangai, na China). Os dias do SkillsPortugal2020 | Campeonato Nacional das Profissões foram trabalhosos e envolveram muita dedicação por parte dos participantes.

Embora apenas alguns tenham sido eleitos vencedores, é comum, no final dos Campeonatos das Profissões, todos os concorrentes sentirem que vale a pena uma aposta numa formação profissionalizante como o garante de um futuro promissor.

Número de profissões elegíveis e com pontuações para o EuroSkills

1. Cabeleireiro

2. Desenho Industrial – CAD

3. Cozinha

4. Desenho Gráfico

5. Eletricidade de Instalações

6. Eletromecânica Industrial

7. Eletrónica Industrial

8. Esteticismo

9. Fresagem CNC

10. Gestão de Redes Informáticas

11. Mecatrónica Industrial

12. Receção Hoteleira

13. Refrigeração e Ar Condicionado

14. Serviço de Restaurante e Bar

15. Soldadura

16. Tecnologia Automóvel

17. Tecnologias da Moda

18. Web Technologies

MEDALHAS: 149

Ouro: 58

Prata: 46

Bronze: 45

Para mais informações em https://worldskillsportugal.iefp.pt/

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *