Visite-nos em

Lazer & Cultura

Programas de voluntariado unem milhares de jovens para ajudar a comunidade

Sofia Rebanda

Publicado há

em

A promoção da cultura e do desporto e a conservação da natureza e biodiversidade são alguns dos feitos conseguidos pelos jovens voluntários do município de Cascais.

A edição de 2019 dos Programas de Voluntariado Jovem de Verão arrancou no dia 15 de junho. São disponibilizadas 2510 vagas para serem preenchidas por jovens voluntários que queiram dedicar o tempo em prol da comunidade. Para isso, existem seis programas de áreas tão diversas como o ambiente, cultura, social, desporto ou turismo.

Os programas direcionam-se para jovens com idades entre os 12 e os 30 anos, residentes ou estudantes em estabelecimentos de ensino do município de Cascais. A iniciativa visa fomentar o espírito de participação, entreajuda e solidariedade, ao promover e contribuir também para o desenvolvimento das competências sociais e pessoais.

O Programa Maré Viva celebra 20 anos de atividade

Neste programa os jovens voluntários são desafiados a darem um apoio fundamental na criação de uma praia melhor. Na primeira semana do programa, os Marézinhas já recolheram cerca de 94 mil beatas que terão o tratamento apropriado para evitar a poluição das praias.

Nos últimos 20 anos estiveram envolvidos cerca de 12 mil Marézinhas Voluntários que têm vindo a contribuir para o bem-estar geral e segurança dos utentes das praias do concelho, passando o espírito “Marézinha” aos mais novos que, desde há três anos, têm a oportunidade de fazer parte desta grande família através do Projeto Marézinhas do Futuro. Ao longo dos anos, foi sentida a necessidade de facilitar o acesso às praias aos utentes com mobilidade condicionada e há 10 anos foi criado o Projeto Cascais Acessível – Praia Para Todos, cuja equipa é constituída por jovens com formação na área da saúde. Este projeto já proporcionou cerca de 18 mil banhos aos utentes de aproximadamente 40 entidades por ano.

Por sua vez, o Programa Cultura Social, que este ano celebra 10 anos de serviço à comunidade, permite que jovens se envolvam na sua área de residência, fomentando o espírito comunitário e de solidariedade a mais de 50 entidades de solidariedade social sem fins lucrativos do município, por ano.

Para o Vereador Nuno Piteira Lopes, responsável pelo pelouro da Juventude, o progressivo aumento de voluntários ao longo destas duas décadas, “reflete o sucesso que estes programas têm junto dos jovens, e é a prova que a juventude do concelho transporta os valores de Cascais: solidária, dinâmica e responsável”. Por fim, Nuno Piteira Lopes felicita, “com orgulho”, todos os voluntários que, durante estes 20 anos, “ajudaram a fazer de Cascais um lugar ideal para viver um dia, uma semana ou uma vida inteira”.

Estes programas contam ainda com o apoio da equipa de psicólogos do Espaço S, com acompanhamento durante todo o período de realização, bem como no processo de seleção.

Todos os programas têm uma componente inclusiva com a integração de jovens portadores de patologias a nível físico e cognitivo, mostrando que não há barreiras para o voluntariado.

Estes são os 6 programas disponíveis

1. Cultura no Bairro:
Assegurar o bem-estar do visitante da Vila de Cascais, divulgando os equipamentos e atividades culturais da Câmara Municipal de Cascais no Bairro dos Museus.
Idade: 15 aos 25 anos;
Turno: Turnos de 30 dias, entre junho e setembro, com cinco horas diárias.

2. Cultura Social:
Colaborar com organizações sem fins lucrativos de todo o município de Cascais, em áreas como o apoio social, património ou animação sociocultural.
Idade: 15 aos 25 anos;
Turno: Turnos de 30 dias, em julho e agosto, com cinco horas diárias.

3. Férias na Desportiva:
Colaboração com entidades municipais ou privadas sem fins lucrativos que desenvolvam atividades lúdicas na área do desporto.
Idade: 15 aos 25 anos;
Turno: Duração dos turnos variável, em julho e agosto, com cinco horas diárias. (à exceção dos projetos especiais “Campos Sioux e Desporto nas Férias” que têm um horário diferente).

4. Locals:
Prestar informação geral ao visitante, contribuindo para o bem-estar geral e segurança dos utentes dos transportes ferroviários.
Idade: 18 aos 30 anos;
Turno: Turnos de 30 dias, entre junho e outubro, com cinco horas diárias
Locals XS : Apoio aos jovens Locals nos Postos de Informação, nos percursos efetuados pela Vila de Cascais e nas Walking Tours realizadas com pequenos grupos de visitantes.
Idade: 12 aos 14 anos
Turno: Turnos de 10 dias úteis, de junho a agosto, com quatro horas diárias (manhã).

5. Maré Viva:
Assegurar os serviços básicos ao nível da prevenção, vigilância e segurança nas praias do município de Cascais.
Idade: 15 aos 25 anos;
Turno: Turnos de 30 dias, entre junho e setembro, com cinco horas diárias.
“Cascais Acessível – Praia para Todos”
Idade: até 30 anos, com formação na área da saúde.

Marézinhas do Futuro: Desenvolvimento de atividades de observação, recolha de informação para melhoria das zonas balneares, controlo de equipamentos e acessibilidades das praias, distribuição de cinzeiros de praia, assegurar a manutenção dos acessos às praias, distribuição de informação diversa e apoio a atividades de sensibilização educacional e ambiental.
Idade: 12 aos 14 anos
Turno: Turnos de 10 dias úteis, de junho a agosto, com quatro horas diárias (manhã).

6. Natura Observa:
Conservação e proteção da natureza e biodiversidade, promovido pela Cascais Ambiente no Parque Natural de Sintra-Cascais.
Idade: 16 aos 30 anos;
Turno: Turnos quinzenais, em julho e agosto, com cinco horas diárias.

 

[Imagem: Cedidas pelos entrevistados]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *