As Escolas do Turismo de Portugal vão abolir as propinas para os estudantes que frequentam cursos de nível IV, que corresponde aos alunos que estão a cumprir escolaridade obrigatória.
A medida será aplicada a partir do próximo ano letivo 2019/2020.
Numa nota enviada à redação, o Turismo de Portugal esclarece que “a eliminação das propinas de frequência para os cursos de dupla certificação de nível IV não é a única novidade que o Turismo de Portugal apresenta para o ano letivo 2019/2020″.
O custo das inscrições e matrículas – para cursos de nível IV e V – será reduzido em 50% e a aposta na diferenciação positiva das escolas situadas nos territórios de baixa densidade serão outras medidas a aplicar no ano letivo com início no próximo mês de setembro.
Numa clara aposta no melhoramento das condições no ensino, as Escolas do Turismo de Portugal vão reforçar a oferta formativa, abrindo novas turmas e mais vagas para admissão de novos alunos no nível profissional.
No âmbito dos cursos e nível V também haverão novidades, no próximo ano letivo. Vai surgir um novo CET – Curso de Especialização Tecnológica em Turismo da Natureza e Aventura, que vem substituir o antigo “Turismo de Ar Livre”.
Constituída por 12 escolas, a Rede Escolar do Turismo de Portugal aposta na formação profissional, de norte a sul do país (Porto, Douro/Lamego, Viana do Castelo, Coimbra, Oeste, Estoril, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Vila Real de Santo António, Portimão e Faro). As Escolas do Turismo de Portugal formam mais de 1.500 alunos por ano, preparando os jovens para o primeiro emprego e, simultaneamente, qualificam os profissionais do setor, com vista à melhoria da qualidade e prestígio das profissões turísticas.
[Imagem: Divulgação]