Visite-nos em

Lazer & Cultura

“Criaturas do Planeta Azul” é o livro infantojuvenil que alerta para o meio ambiente

Sofia Rebanda

Publicado há

em

A escritora Cristina Araújo desvenda a sua primeira edição no Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, na livraria da Fnac Chiado, em Lisboa. Com mais de 150 criaturas marinhas ilustradas, o livro pretende sensibilizar para a importância de cuidar do meio ambiente.

“Criaturas do Planeta Azul” apresenta-se na Fnac Chiado na quarta-feira, dia 5 de junho, às 18h30, na companhia de Francisco Ferreira, Presidente da ZERO.

No Dia Mundial do Ambiente, as “Criaturas do Planeta Azul” mostram uma imensidão de curiosidades, muitas delas divertidas, algumas alarmantes, que usualmente estão bem guardadas no fundo dos oceanos e aqui se põem a descoberto pela mão da autora Cristina Araújo, apaixonada pela ilustração e pela natureza, nomeadamente pelos animais e oceanos, que tantas coisas escondem e com as quais nos podemos fascinar.

Assim surge espontaneamente este projeto lúdico-didático com mais de 150 criaturas marinhas ilustradas, provenientes das mais variadas geografias e profundidades dos nossos oceanos.

Dirigido a um público maioritariamente infantojuvenil, mas surpreendente para todos, o livro pretende sensibilizar e ao mesmo tempo divertir o leitor, aliando a vertente artística a um cariz educativo e ambiental. Nesta apresentação, Cristina Araújo conta com a companhia de Francisco Ferreira, Presidente da ZERO Associação Sistema Terrestre Sustentável, dedicada a questões ambientais de âmbito nacional.

“Criaturas do Planeta Azul” marca a estreia da autora Cristina Araújo no mundo da edição com um livro peculiar e bem-disposto, recheado de curiosidades sobre algumas criaturas que fazem parte do nosso planeta. Este gosto pela ilustração e pelos animais, e a sensibilidade para com as ameaças que imensas espécies enfrentam cada vez mais, transformou-se num livro com mais de 150 espécies desenhadas à mão e curiosidades sobre as mesmas. Entre estas, várias podem ser encontradas em Portugal e a viver em alguns dos nossos aquários. Outras, apenas podem ser localizadas em pontos longínquos do nosso globo e algumas a centenas de metros de profundidade. A autora lembra que “os oceanos constituem cerca de 70% do planeta e, ainda assim, só conhecemos uma pequena percentagem dos mesmos”.

Existem vários animais e plantas recentemente descobertos e muitos mais por descobrir que este livro dá a conhecer, alertando para os problemas que enfrentam cada vez mais. Neste momento, diversas espécies deparam-se com dificuldades que ameaçam a sua sobrevivência, como o plástico, a poluição sonora, a destruição dos ecossistemas e as alterações climáticas, sendo que muitas destas dificuldades foram e são provocadas pelos humanos todos os dias. Informativo e ao mesmo tempo espirituoso, “Criaturas do Planeta Azul” desperta a imaginação sobre como será a vida neste mundo fascinante.

Após as concorridas apresentações na Fnac Guimarães, Biblioteca Municipal Raul Brandão, Laboratório da Paisagem, Infantário Ordem de São Francisco, Fnac GaiaShopping, Escola Básica de Mões em Famalicão e Fnac Coimbra, é agora o momento para as Criaturas de Cristina Araújo se reunirem na Fnac Chiado.

 

 

[Foto: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *