Visite-nos em

Lazer & Cultura

Já viste o “Passeio da Fama” português?

Sofia Rebanda

Publicado há

em

Como homenagem a grandes atores do teatro português foi criado um “passeio da fama” na capital, inspirado no de Hollywood Boulevard.

O passeio da fama fica na Praça da Alegria, junto à Avenida da Liberdade, os nomes estão inscritos a preto na calçada portuguesa, mesmo ao estilo português. Nicolau Breyner, António Feio e Laura Alves são alguns dos 35 nomes pretendidos numa primeira fase do memorial. Contudo, o objetivo é fazer crescer este número ao longo dos anos, tornando esta uma tradição que louva o trabalho das personalidades do espetáculo português.

A cerimónia de inauguração deste passeio da fama contou com a presença de várias personalidades nacionais, entre as quais, Carlos Cunha, Carla Chambel, Carlos Paulo, Diogo Infante, Fernando Mendes, José Raposo, Maria Rueff, Marina Mota e Vera Mónica.

Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António e atual diretor artístico do Teatro Villaret, desenvolveu a iniciativa que serviu de comemoração do dia mundial do teatro e muitos atores reagiram nas redes sociais como forma de agradecimento.

O ator e apresentador Fernando Mendes publicou uma fotografia no Instagram e Facebook com Vasco Morgado e a descrição: “Ficou bem melhor que aquela coisa americana das estrelinhas no chão… E olha a sorte que me calhou: puseram lá o meu nome, seus exagerados! Ganhei logo mais uns quilos por me terem enchido assim o ego. Só para dizer que estou muito grato. Ao Vasquinho, aos de Santo António e a toda a boa gente que nunca se esquece de comemorar o Dia Mundial do Teatro. E viva, viva”.

Por sua vez, Diogo Infante, escreve: “Hoje, na praça da Alegria, vi o meu nome escrito nas pedras da calçada, desta cidade onde nasci e que tanto amo. A Junta de freguesia de St.Antonio, na pessoa do seu presidente, Vasco Morgado, decidiu homenagear, desta forma, 35 figuras do Teatro em Portugal. Estou profundamente grato e honrado por este reconhecimento”.

Carla Andrino, outro dos nomes homenageados neste tributo disse: “Quando no Dia Mundial do Teatro a Junta de Freguesia de Santo António (meu Santo Padroeiro) coloca o meu nome na calçada da Praça da Alegria (que bom é viver), sinto um PICO de felicidade. E emociono-me. Aos meus quatros netos, e sobrinha neta, ali presentes, explico que o nome da ‘Avó Calinha’ está escrito no chão. Porque gostam dela. Para mais tarde recordarem”.

A Praça da Alegria fica na freguesia de Santo António, que aglomera vários palcos que os artistas a serem homenageados já pisaram, como o Teatro Tivoli BBVA, o Cinema São Jorge, o antigo Cinema Condes, o Maxime, o Fontória e, claro, os teatros do Parque Mayer: o Capitólio, o Variedades, o Maria Vitória e o ABC.

 

 

[Ilustração: João Ferreira]

 

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *