Os estudantes do ensino profissional, em vez de realizarem os exames nacionais como provas de ingresso ao Ensino Superior, vão poder cumprir os critérios definidos por cada instituição. Este é o novo regime de acesso que deve entrar em vigor já no próximo ano letivo.
Os exames nacionais apresentam-se, muitas vezes, como um dos maiores obstáculos para estes estudantes que, por vezes, são obrigados a realizarem exames de disciplinas que não tiveram no seu plano escolar. Visto isto, a novidade pretende alargar a base de acesso ao ensino superior.
A via de acesso será realizada através de concursos locais – específicos para cada instituição – que poderão ser realizados tanto pelos politécnicos como pelas universidades. Este regime mostra-se semelhante ao que já é aplicado para o ingresso de estudantes internacionais ou para os maiores de 23 anos.
Este regulamento foi adiantado pelo ministro do Ensino Superior e ainda está a ser discutido no seio do Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES).
A definição do novo regime, ainda em fase de preparação, deve estar concluída até o final de abril. O mesmo deve ser posto em prática já no próximo ano.
[Foto: Pixabay]