Visite-nos em

Em destaque

Alunos do profissional não precisarão de exames para ingressar no Ensino Superior

Sofia Rebanda

Publicado há

em

Os estudantes do ensino profissional, em vez de realizarem os exames nacionais como provas de ingresso ao Ensino Superior, vão poder cumprir os critérios definidos por cada instituição. Este é o novo regime de acesso que deve entrar em vigor já no próximo ano letivo.

Os exames nacionais apresentam-se, muitas vezes, como um dos maiores obstáculos para estes estudantes que, por vezes, são obrigados a realizarem exames de disciplinas que não tiveram no seu plano escolar. Visto isto, a novidade pretende alargar a base de acesso ao ensino superior.

A via de acesso será realizada através de concursos locais – específicos para cada instituição – que poderão ser realizados tanto pelos politécnicos como pelas universidades. Este regime mostra-se semelhante ao que já é aplicado para o ingresso de estudantes internacionais ou para os maiores de 23 anos.

Este regulamento foi adiantado pelo ministro do Ensino Superior e ainda está a ser discutido no seio do Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES).

A definição do novo regime, ainda em fase de preparação, deve estar concluída até o final de abril. O mesmo deve ser posto em prática já no próximo ano.

 

[Foto: Pixabay]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *