Visite-nos em

Notícias

Politécnico de Setúbal desafia jovens a gerir uma empresa hoteleira 

Avatar

Publicado há

em

O Jogo de Gestão Interescolas, competição promovida pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS), inaugura a sua quarta edição já no próximo dia 11 de janeiro, com uma jogada de treino a disputar por 184 participantes. Estes jovens vêm de 15 escolas secundárias e profissionais de todo o País e estarão distribuídos por 34 equipas.

O desafio é simples: assenta num simulador de gestão e consiste em formar equipas, que depois terão a seu cargo todas as decisões inerentes à administração de uma empresa do setor hoteleiro. Isto vai possibilitar aos mais jovens o contacto direto com os conceitos básicos de gestão contabilístico-financeira, comercial, logística, de sistemas de informação e recursos humanos.

2019 marca o primeiro ano em que estabelecimentos de ensino de todo o território nacional podem participar no concurso: esta edição abrange um total de 11 concelhos, nomeadamente Alcochete, Almada, Amadora, Alcácer do Sal, Barreiro, Lisboa, Montijo, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Torres Vedras. Os objetivos mantêm-se: apostar na sensibilização dos alunos dos ensinos secundário e profissional para o desenvolvimento de competências básicas na área das ciências empresariais.

Na primeira fase, que arranca dia 25 de janeiro, as 34 equipas participantes são distribuídas por quatro universos e competem pelas três melhores posições em cada um deles, de acordo com o critério “total de retorno acumulado para os acionistas”. Com as 12 equipas apuradas, o jogo prossegue, ao longo de cerca de três meses e seis jogadas oficiais, até à Jogada Finalíssima, a 3 de maio. Esta acontece já nas instalações da ESCE/IPS, onde serão conhecidos os vencedores. 

O prémio final é tentador: aos estudantes da equipa vencedora são oferecidas as propinas do ano de ingresso numa licenciatura do IPS. Os professores acompanhantes das equipas participantes na Finalíssima terão direito a um desconto de 10% no valor da propina do curso de mestrado em Gestão e Administração de Escolas, ministrado pela ESCE/IPS.

O Jogo de Gestão Interescolas é uma iniciativa que decorre das responsabilidades educativas, sociais e de promoção do desenvolvimento regional assumidas pelo IPS e, como tal, assenta no envolvimento de um conjunto de parceiros institucionais do distrito de Setúbal, com destaque para as câmaras municipais, associações e empresas.

[Foto: ESCE/IPS]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==