Tal como tu, a maioria dos jovens passa grande parte do seu tempo a ouvir música! Por isso, a DECO está preocupada com os níveis de pressão sonora a que os jovens estão sujeitos!
A Joana, o Afonso e o Miguel usam diariamente os auscultadores para ouvir música. Os nossos técnicos replicaram em laboratório as condições em que os jovens ouvem música, para medir o nível de pressão sonora a que estão sujeitos e assim saber se correm risco de danos auditivos irreversíveis.
Os jovens ajustaram os auscultadores em três cenários diferentes: uma sala silenciosa, um ambiente de rua urbana e uma carruagem de metro. O smartphone, os auscultadores utilizados e o software de leitura de áudio utilizados pelos jovens foram os mesmos.
O Afonso usa os auscultadores durante uma hora e meia por dia e o Miguel durante duas horas e ambos regulam os auscultadores para volumes mais elevados, principalmente durante as deslocações de metro. Ambos estão sujeitos a intensidades médias de 94 dB(A) durante cerca de uma hora por dia!
A Joana usa o volume mais baixo e está exposta a níveis de pressão sonora inferiores aos dos dois jovens, em duração (menos de uma hora) e em intensidade média: 75,9 dB(A).
A exposição ao ruído, num curto espaço de tempo, a partir de 130 a 140 dB(A) pode causar perda auditiva permanente. Se ouvires regularmente música estando exposto a 85 dB(A) durante oito horas por dia, é o suficiente para causar danos permanentes na audição! E no metro, por exemplo, o ruído passa os 100 dB(A) facilmente.
Os efeitos a curto prazo podem não ser percetíveis, mas a exposição acumulada pode causar défice auditivo e zumbidos… Isso significa que a surdez pode não ser evidente na infância ou na adolescência, mas é possível que se torne notória no princípio da idade adulta.
Dicas para reduzir o ruído
- Escolher auscultadores com mais isolamento face ao exterior (mantém a qualidade do som e um volume mais baixo);
- Escolher auscultadores que possuam a função de redução ativa de ruído;
Pela tua saúde, tem cuidado com como ouves a tua música!
Sabe mais em https://bit.ly/2DP507P
[Foto: Unsplash]