Chuva, vento, neve. A trilogia de que muito poucos tinham saudades mas que vai voltar a encher os boletins meteorológicos.
Foco especial para o distrito da Guarda, que está sob aviso laranja (o segundo mais grave). Há possibilidade de queda de neve esta terça-feira e as temperaturas máximas chegam apenas aos 6 graus – onde se mantém até às 18 horas desta terça-feira.
Segundo informações do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), há ainda outros 10 distritos do país sob aviso amarelo devido à agitação marítima, chuva e vento. O aviso sobre a agitação marítima prolonga-se até às 3 da manhã de quarta-feira, sobretudo nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Beja e Faro.
Vamos agora à chuva: a precipitação deve continuar ao longo de todo o dia – por isso, se ainda não saíram de casa, levem mesmo o chapéu convosco. Podem ocorrer aguaceiros mais fortes a partir quarta-feira (31 de outubro). Para zonas acima dos 1000/1200 metros está prevista queda de neve. O vento forte também vai chegar às terras altas e ao litoral.
Nas próximas horas haverá uma pequena subida da temperatura mínima e uma pequena descida da máxima (que pouco deve ser sentida, devido à chuva e ao vento).
[Foto: Unsplash]