Connect with us

Notícias

Mito ou Verdade: Os elefantes têm boa memória?

Avatar

Publicado há

em

O termo “Memória de Elefante” existe porque estes animais têm mesmo boa memória?

 

Verdade. Os elefantes têm o maior cérebro em comparação com os restantes mamíferos. Os seus cérebros são muito parecidos com os dos humanos: por exemplo, o hipocampo e o cortex são muito desenvolvidos. Como o hipocampo é a área do cérebro ligada às sensações e à memória, faz sentido o uso da expressão!

Por isso sim, estes animais têm uma memória incrível! Tal até já foi provado em vários testes e experiências. Eles podem ficar durante anos sem ter qualquer contacto com um determinado elefante com o qual já se tinham alguma vez se relacionado – e, ainda assim, vão recordar-se do colega!

Outra prova da boa memória dos paquidermes é que, quando bem treinados, são capazes de responder a cerca de 40 comandos de voz diferentes. Mesmo que passem um ou dois anos sem ouvir esses comandos, eles reagem corretamente quando voltam a ser estimulados!

Um estudo recente mostrou que as fêmeas dominantes de elefantes africanos também constroem uma espécie de memória social, que lhes permite reconhecer cada um dos integrantes do grupo. Conseguem também identificar se membros estranhos podem ser aceites como amigos ou não. Será intuição feminina?

[Foto: Unsplash]

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *