Connect with us

Guia de Acesso ao Ensino Superior 2017

Um mundo de possibilidades

Avatar

Publicado há

em

A Gestão é uma das áreas mais abrangentes que poderás escolher no teu percurso no Ensino Superior, na opinião da Mariana de Almeida, que está a trabalhar na área. O seu curso no ISCTE conferiu-lhe soft skills e preparou-a para casos reais de empresas que se revelaram fundamentais para ser uma boa profissional.

Nome: Mariana de Almeida
Empresa e Atividade: Gestora de Marketing de Produtos e Serviços de Consumo na MEO
Formação: Licenciatura e Mestrado em Gestão no ISCTE-IUL



Que atividade(s) profissional(is) desempenha atualmente?
Atualmente sou Gestora de Marketing de Produtos e Serviços de Consumo (B2C) do MEO
.

Quando terminou a sua formação superior, imaginava ser o profissional que é hoje? Porquê?
Quando terminei a licenciatura em Gestão ainda não sabia muito bem o que queria fazer, por isso quando decidi fazer mestrado optei por fazer um na mesma área para manter todas as opções em aberto. E como pude escolher algumas das cadeiras, fui-me apercebendo de que gostava de algumas áreas como a Logística ou o Marketing.
Decidi fazer uma tese de mestrado sobre Marketing Digital, e antes de a concluir tive a oportunidade de estagiar na área de Logística fora do país. Acabou por não ser bem aquilo de que estava à espera, então regressei e tentei trabalhar noutra área e noutro setor. Hoje não podia estar mais contente com as escolhas que fiz, porque estou numa área na qual gosto de trabalhar.

De acordo com a sua experiência, o que é que é mais importante aproveitar/reter numa licenciatura, tendo em conta o profissional que se quer ser no futuro?
Para além de tudo aquilo que aprendemos ao nível do ensino, sem dúvida as pessoas que conhecemos. Se aproveitarmos bem os contactos vamos criar um bom networking, que vamos aumentando ao longo dos anos e, consequentemente, nos poderá gerar uma série de oportunidades a nível profissional.

E o que é que é mais importante na transição da universidade para o mercado de trabalho?
As valências técnicas são bastante importantes no desempenho da função profissional, mas existem hoje em dia outras competências essenciais no mercado de trabalho.
Ao longo do percurso académico, o ISCTE-IUL permite-nos desenvolver soft skills como o pensamento crítico, o trabalho em equipa, a resolução de problemas, entre outros, que são fundamentais na nossa vida profissional.

“A Gestão é uma área muito abrangente que vos vai permitir aprender skills em diversas matérias, e que vos disponibilizará muitas oportunidades e a possibilidade de, mais tarde, se especializarem na área que mais se adequa ao vosso perfil.”

Que papel atribui à sua formação superior para hoje ser um bom profissional? De que forma é que o preparou?

Uma das melhores coisas do ISCTE-IUL enquanto instituição de Ensino Superior é o facto de nos preparar muito para além da teoria. Apresenta-nos, desde o 1º ano da faculdade, casos práticos de situações reais de empresas, e de como essas mesmas situações foram resolvidas, para nos incentivar a solucioná-las da forma mais eficaz. Este método de ensino leva-nos a uma maior preparação para o dia a dia empresarial.

E o que é que não se aprende no curso que o trabalho e a vida acabam por ensinar? O que vão os jovens encontrar no mundo profissional?
Hoje em dia esperamos que tudo aconteça muito rapidamente. Tenham calma, deem sempre o melhor de vocês e nunca desistam, porque mais cedo ou mais tarde serão recompensados. As oportunidades surgem quando menos esperamos, estejam atentos e agarrem-nas.

Que conselhos pode dar aos jovens que estejam indecisos na escolha desta área de formação?
A Gestão é uma área muito abrangente e que vos vai permitir aprender skills em diversas matérias. Também é uma área que vos disponibilizará muitas oportunidades e a possibilidade de, mais tarde, se especializarem na área que mais se adequa ao vosso perfil – Finanças, Contabilidade, Marketing ou outra.
No meu caso, apesar de trabalhar na área de Marketing, muitas vezes necessito de determinadas competências em Análise de Dados ou Finanças, por exemplo, e o facto de ter tirado uma licenciatura e um mestrado em Gestão proporcionou-me estas mesmas competências.

[Foto: cedida pela entrevistada]

Esta entrevista é parte integrante do Guia de Acesso ao Ensino Superior 2017/18 da Mais Educativa, disponível para consulta aqui.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade

Publicidade

PGlmcmFtZSAgc3R5bGU9ImRpc3BsYXk6IGJsb2NrOyBtYXJnaW46IDBweCBhdXRvOyIgIGlkPSJfeXRpZF81Nzc0MCIgIHdpZHRoPSI0OTAiIGhlaWdodD0iMjc2IiAgZGF0YS1vcmlnd2lkdGg9IjQ5MCIgZGF0YS1vcmlnaGVpZ2h0PSIyNzYiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmdEV0xqV1I5LWs/ZW5hYmxlanNhcGk9MSZhdXRvcGxheT0xJmNjX2xvYWRfcG9saWN5PTEmcmVsPS0xJml2X2xvYWRfcG9saWN5PTEmbG9vcD0wJm1vZGVzdGJyYW5kaW5nPTAmZnM9MSZwbGF5c2lubGluZT0wJmF1dG9oaWRlPTImdGhlbWU9ZGFyayZjb2xvcj1yZWQmY29udHJvbHM9MSYiIGNsYXNzPSJfX3lvdXR1YmVfcHJlZnNfXyBuby1sYXp5bG9hZCIgdGl0bGU9IllvdVR1YmUgcGxheWVyIiAgYWxsb3c9ImF1dG9wbGF5OyBlbmNyeXB0ZWQtbWVkaWEiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbiBkYXRhLW5vLWxhenk9IjEiIGRhdGEtc2tpcGdmb3JtX2FqYXhfZnJhbWViamxsPSIiPjwvaWZyYW1lPg==