De acordo com o site do Programa Operacional do Capital Humano (POCH), foi aprovada a contratação de 200 novos psicólogos para as escolas portuguesas.
108 psicólogos para as escolas da região Norte, 52 psicólogos para a região Centro, e 40 psicólogos para a região do Alentejo. Assim estão distribuídos os quatro milhões de euros disponibilizados para a integração destes novos profissionais, que vêm ajudar ao desenvolvimento psicológico dos alunos, à sua orientação escolar e profissional, ao apoio psicopedagógico às atividades educativas e ao sistema de relações da comunidade escolar.
Esta medida tem como objetivo principal a prevenção do abandono escolar precoce e do absentismo, através da identificação das dificuldades que se colocam à aprendizagem dos alunos, para que estas possam ser atacadas a tempo.
Os novos psicólogos deverão ser integrados até ao final de 2018, respondendo assim a uma necessidade que também já tinha sido identificada pela comunidade educativa e pela Ordem dos Psicólogos.
[Fonte: Sapo]