Connect with us

Novidades

Escolas premiadas pelo combate ao álcool

Publicado há

em

Os Prémios Fórum Nacional Álcool e Saúde foram entregues ao Centro de Solidariedade de Braga, ao município de Cascais e ao agrupamento de escolas do Viso, pelos seus projetos de combate ao consumo de bebidas alcoólicas.

Estes prémios referem-se ao biénio 2014-2015, e foram atribuídos nas categorias educação, intervenção autárquica e solidariedade social. Na primeira, levou o prémio o agrupamento de escolas do Viso, graças a uma ação que abrangeu o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, e que apostou na sensibilização da comunidade educativa (pais, professores auxiliares), na formação de profissionais (professores e assistentes) e na intervenção psico-educativa com as crianças e jovens, para o aumento da literacia em saúde, a adoção de estilos de vida saudáveis, a capacitação para a tomada de decisões e a prevenção ou redução de comportamentos de consumo de bebidas alcoólicas.

Relativamente à categoria municípios, a Câmara de Cascais foi distinguida por um projeto de promoção da saúde com quatro eixos de intervenção: educação para a saúde, equidade em saúde, contextos favoráveis à saúde e cidadania em saúde. Este é um projeto que atua na prevenção, no tratamento e na reinserção de crianças, jovens e adultos trabalhadores, nos contextos laboral, educativo e comunitário.
Para isso, a Câmara desenvolveu iniciativas que vão de Teatros-Debate à preparação de shots sem álcool, com uma abordagem preventiva de consumo de substâncias psicoativas, um projeto de acompanhamento em zonas de risco e o encaminhamento prioritário de utentes.

Finalmente, a distinção referente à categoria solidariedade social foi dada a um projeto desenvolvido desde 2008 pelo Centro de Solidariedade de Braga. O Mais Vale Prevenir consiste numa intervenção preventiva dirigida a jovens e adolescentes entre os 10 e os 19 anos, em Vila Nova de Famalicão.
Esta ação pretende desenvolver nos jovens competências sócio emocionais, capacitando-os para a resistência à pressão de pares ou para o reforço de atitudes protetoras em relação ao consumo de bebidas alcoólicas.

[Foto: cristian martina @ Flickr]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *