Connect with us

Novidades

“Para se ter sucesso, é preciso trabalhar, trabalhar e trabalhar!”

Publicado há

em

Quem o diz é Piedade Pereira, Diretora da Escola de Comércio de Lisboa, e que presidiu à abertura de mais um ano letivo. A Mais Educativa esteve lá, e escutou o que os alunos têm a dizer sobre esta escola.

Em vias de completar o seu 27º aniversário, a Escola de Comércio de Lisboa (ECL) é uma instituição de ensino profissional de referência, e tem como mote “uma escola para a vida”. No passado dia 9 de novembro, a Mais Educativa esteve na Aula Inaugural deste ano letivo, e testemunhou a importância que escolas como esta podem ter na vida dos seus alunos.

img_1834Ana Margarida Dias tem 20 anos, foi aluna do Curso Técnico de Organização de Eventos, e terminou o ano letivo passado com média de 18 valores, razão pela qual foi uma das pessoas chamadas ao palco para receber o Prémio de Mérito. Atualmente já a trabalhar na sua área, falou-nos do papel que a ECL teve na sua entrada na vida profissional: “Quando vamos lá para fora, já vamos com algum conhecimento daquilo que é o mercado de trabalho. Ao longo dos três anos de curso tive três estágios, e fui eu que os procurei e enviei os pedidos, portanto acabamos por desenvolver conhecimentos e contatos. A escola proporciona-nos isso”, referiu a ex-aluna, que se sentiu assim “mais confortável” à entrada do mercado de trabalho.

Desmotivada no ensino regular, a jovem encontrou no ensino profissional um rumo para o seu futuro. “Não conseguia perceber o que eu ia fazer ao fim daqueles 3 anos… Quando cheguei à Escola de Comércio de Lisboa, comecei a perceber que esta é realmente uma escola diferente, que nos integra de maneira diferente, e cria competências bastante diferentes que uma escola de ensino dito normal. E dessa forma a motivação cresce a cada dia, e isso move-nos enquanto alunos”, sustenta.

Para esta jovem, a ECL foi também importante pelos valores que lhe transmitiu. A “união” e o “trabalho em equipa” foram fundamentais para “reunir melhores condições para me vir a tornar numa grande profissional. É nisso que todos os alunos desta escola se devem concentrar”, rematou, em jeito de mensagem.

Pelo mesmo diapasão alinhou Piedade Pereira, Diretora da escola. Tendo como principal objetivo fazer participar ativamente os jovens numa carreira profissional no comércio e serviços, a ECL é um projeto educativo que os torna capazes de gerir, com sucesso, o seu percurso pessoal e profissional ao longo da vida. Para isso, a escola fornece aos seus alunos “as ferramentas necessárias para a sua integração no mundo profissional: não apenas com uma vertente prática, como um incentivo à procura de estágio: os nossos alunos procuram e entram em contato com o seu local de estágio, e com isso, o jovem acaba por ser responsabilizado pelo seu próprio estágio, e desenvolve competências na procura do primeiro emprego”, salientou Piedade Pereira.

Para o novo ano letivo, a ECL espera consolidar um conjunto de formações – o Curso Técnico de Distribuição, de Logística e de Comunicação e Serviço Digital – iniciados no ano passado, e desenvolvidos em conjunto com diferentes empresas, e com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

[Reportagem: Mariana Ginginha]
[Fotos: Mais Educativa]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade