Visite-nos em

Novidades

Participa no Dia Europeu das Línguas!

Avatar

Publicado há

em

Dia 24 de setembro, o Jardim da Estrela acolhe uma nova edição do Dia Europeu das Línguas, com um vasto programa cultural, muitas atividades e entrada livre.

Entre as 14 horas e as 19h30 de dia 24 de setembro, as línguas voltam a estar em destaque num evento que conta com a participação dos institutos culturais e embaixadas de vários países europeus – Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia – e que te propõe muitas atividades que combinam a diversão com a aprendizagem.

Speak dating (conversas em nove línguas diferentes com uma duração de 5 minutos), a leitura de contos e poesia, teatro de marionetas, concertos, jogos e uma oficina de culinária são algumas das iniciativas nas quais poderás participar.

O Goethe-Institut (Alemanha), por exemplo, propõe um jogo gigante em que os peões são os próprios jogadores. Um jogo para descobrir a Alemanha, que cobre uma parte do Jardim da Estrela, para quem já sabe três palavras em Alemão ou para quem não sabe nenhuma! Cada ronda tem uma duração de aproximadamente 30 minutos e há prémios para os vencedores.
Em representação da Embaixada da Áustria, a acordeonista Inês Vaz interpreta um reportório de Mozart, Schubert e Strauss, enquanto o Instituto Cervantes (Espanha) anima uma oficina de dança latina e o Institut Français du Portugal (França) traz leituras bilingues para crianças. O Instituto Ibero-Americano da Finlândia organiza a oficina de desenho Olha para estas bandeiras! realizada pela ilustradora Filipa Pontes, que propõe explorar as diferenças entre a bandeira de Portugal e da Finlândia. A Embaixada da Geórgia (país convidado) apresenta Palavras pintadas, pintura ao vivo que se baseia na caligrafia georgiana.

Mas há mais. A Embaixada da Grécia terá jogos de tabuleiro tradicionais e um excerto de Antígona de Sófocles pela Companhia Teatro Maizum. Entre as 17 e as 18 horas, o Instituto Italiano de Cultura (Itália) propõe uma viagem em língua italiana entre poesia e narrativa com a leitura teatralizada Italia Mia, interpretada pela atriz Io Apolloni. O Instituto Camões (Portugal) recupera o teatro tradicional português de marionetas – o Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos – com 5 sessões das peças A Tourada e O Barbeiro pela Mãozorra Associação Cultural (duração aproximada de 20 a 30 minutos).

O British Council (Reino Unido) animará uma leitura de contos de Roald Dahl a propósito da celebração, a 13 de setembro, do 100º aniversário do nascimento deste famoso autor britânico, mas também de outros autores como, por exemplo, Julia Donaldson, e a Embaixada da República Checa propõe um ensaio público de canto coral com um repertório em torno da canção popular checa. O coro, composto pelos participantes do evento, será dirigido pela Maestrina Viktoriya Hakman. Por último, mas não menos importante, o Instituto Cultural Romeno dinamiza oficinas de culinária na Casa do Jardim, nas quais Graţiela Andrei ensina as crianças a vestirem O homem-bolacha à moda da Roménia.

Como vês, diversão não vai faltar, no Dia Europeu das Línguas. A entrada é gratuita.

[Foto: Organização]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *