Connect with us

Revista do Mês

Formação nas férias

Publicado há

em

Não há nada como as férias de verão, para haver tempo para a praia, para os amigos e para ir às melhores festas, e ainda sobrar! E por isso é que deves espreitar as muitas formações que podes fazer, para que o teu verão seja também uma oportunidade para evoluíres. A nível académico, numa universidade ou com um curso de línguas, nas tecnologias que estão na moda, nas artes ou num desporto que adores, ou até em prol de uma causa social!


Universidade… de verão

As férias de verão são também um momento de decisão para a malta que vai transitar do Secundário para o Ensino Superior. E quem sabe muito bem disso são as universidades e institutos politécnicos, que preparam programas de verão onde te dão a conhecer a sua oferta formativa, e te proporcionam experiências práticas em várias áreas.
Laboratórios, visitas de estudo, workshops científicos, atividades culturais, formativas, desportivas e lúdicas, tudo imerso num ambiente universitário que te dá um “cheirinho” do que vais encontrar quando entrares para a faculdade.

Universidade de Coimbra
Universidade de Verão 2016
De 17 a 22 de julho
Para alunos do Ensino Secundário, tem atividades pedagógicas e culturais que vão dar a conhecer o que de melhor se faz na universidade e em Coimbra.
É orientada para as mais diversas áreas do saber, mas também para atividades lúdicas, culturais e desportivas, com a colaboração de docentes, investigadores e atuais estudantes da UC.
Há ainda alojamento nas Residências Universitárias da universidade, transportes pela cidade de Coimbra e serviço de refeições.
uc.pt/UV

Universidade de Lisboa
Verão na ULisboa
De 4 a 8 de julho
Durante uma semana, podes ser um verdadeiro veterinário, dentista, artista plástico, arquiteto, advogado, escritor, designer, cientista, treinador, geógrafo, historiador, farmacêutico, biólogo, investigador, agrónomo, geólogo, físico, economista, gestor, engenheiro e… muito mais.
Cada Escola preparou um plano completo de atividades (palestras, experiências, visitas) para mostrar os conhecimentos básicos, os métodos de trabalho e as tarefas práticas, relativos aos cursos lecionados na Ulisboa.
ulisboa.pt/sociedade/verao-na-ulisboa16

Universidade de Aveiro
Academia de Verão
De 10 a 15 de julho
Da responsabilidade dos departamentos e escolas politécnicas da Universidade de Aveiro, os programas podem ter lugar no próprio departamento ou escola ou incluir saídas de campo em diversos locais da cidade e região.
O programa base inclui as atividades científicas, o material para realização dos projetos, a alimentação (almoço) e o seguro. Se quiseres ter o alojamento incluído, terás também direito ao pequeno-almoço, almoço, jantar e ceia, e à estadia nas residências da universidade), assim como à participação em todas as atividades desportivas e de lazer.
ua.pt/academiadeverao/2016/entrada

Universidade do Minho
Verão no Campus
De 25 a 29 de julho
O evento de verão da Uminho promove a cultura, a ciência e a arte junto dos jovens, e auxilia os estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior, na escolha de uma área de estudo e trabalho. Decorre em Julho, em Braga e Guimarães, e oferece diversas atividades pedagógicas, lúdicas e culturais, e ações científicas e desportivas.
São muitas as áreas abrangidas: arquitetura, matemática, química, arqueologia, sociologia, direito, educação, engenharia e letras, e em todas elas és acompanhad@ por professores, investigadores e alunos da universidade – os “padrinhos UMinho”.
uminho.pt/PT/ensino/futurosestudantes/programa-verao-no-campus

Universidade do Algarve
Cursos de Verão
De 4 a 15 de julho
São ministrados em diversas áreas de estudo – Design e Comunicação, Ciências, Desporto, Ciências Sociais, Economia e Gestão, Engenharias e Saúde – e são destinados a jovens com 16 anos ou mais, que queiram desenvolver o seu gosto pelo ensino e pela investigação, e descobrir a sua vocação.
A vivência da realidade académica dos campi e o contacto com alunos e docentes da UAlg proporcionam uma experiência diferente e única.
ualg.pt/pt/content/cursos-verao-2016


Aprender uma língua nova

As férias de verão são também uma ótima oportunidade para aprenderes uma língua diferente. É capaz de te dar jeito já daqui a uns dias, quando fores passar duas semanas ao Algarve, mas um curso intensivo de línguas é mesmo das melhores coisas que podes fazer pelo teu futuro, mesmo em tempo de verão.
Senão repara: aprendes o essencial da língua, colocas-te na linha da frente no caso de quereres aprofundar a tua aprendizagem num curso mais longo, valorizas o teu currículo e, acima de tudo, investes em ti e no teu futuro. E quem sabe se esse curso de línguas não poderá, mais tarde, fazer a diferença na tua procura de emprego!

Deixamos-te algumas opções, para várias línguas:

Inglês
Cambridge School Portugal
Cursos intensivos de verão
Durante os meses de agosto e setembro
Diariamente, durante 2 horas, por um período de 20 dias

British Council Portugal
Curso Summer Plus – All Day ou Fast Track (3 semanas)
Lisboa – De 5 a 9 de setembro; de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h, ou das 10h às 16h
info@pt.britishcouncil.org


Francês

Alliance Française Portugal
Ateliers de verão de 30 horas
Vários locais, durante o mês de agosto
De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30, ou das 16h às 18h30
geral.lisboa@alliancefr.pt


Espanhol

Instituto Cervantes de Lisboa
Cursos intensivos de espanhol de 50 horas
Mês de setembro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, ou das 18h às 21h
cenlis@cervantes.es

Instituto Espanhol de Línguas
Cursos intensivos de verão
Em Lisboa, de 2 a 30 de agosto; de 5 a 30 de setembro
De manhã, à hora de almoço, à tarde ou à noite
manager@institutoespanhol.pt


Alemão

Goethe-Institut Portugal
Lisboa – De 5 a 30 de setembro; de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30, ou das 18h15 às 21h
Níveis: A1.1, A1.2, A2.1, A2.2, B1.1
cursos@lissabon.goethe.org

Porto – De 5 a 30 de setembro; de 2ª a 6ª, das 9h30 às 12h45, ou das 19h15 às 21h30
Níveis: A1.1, A1.2, A2.1, A2.2, B1.1, B1.2, B1.3
cursos@porto.goethe.org


Mandarim

City School
Odivelas, Vila Franca de Xira, Porto e Torres Vedras – De 6 a 28 de julho; de 2ª a 6ª, das 10h às 13h
odivelas@cityschool.pt
vfx@cityschool.pt
porto@cityschool.pt
tvedras@cityschool.pt


Investe no geek que há em ti

Uma das áreas que está em constante evolução, e onde terás muito a ganhar se te especializares, é a das tecnologias. E há tanta coisa que podes aprender: a fazer vídeos como os profissionais para o teu canal de YouTube, a inovar nos teus trabalhos da escola com apresentações criativas, a dar os primeiros passos na criação e desenvolvimento de videojogos, a construir um robô ou a pilotar um drone…
Todas elas são formações que te preparam para as necessidades tecnológicas atuais, podem ajudar-te a descobrir a tua vocação, ou até qualificar-te para fazeres uns trabalhos pontuais, e ganhares algum dinheiro e experiência.

Redes Sociais, Vídeo, Cinema, Design
FLAG Verão 2016
Academia FLAG (Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Faro)
Várias datas, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
flag.pt/landing/campanha-de-verao-2016

Construção de Robôs
Desafios de Verão
ATEC – Academia de Formação (Porto e Palmela)
Porto – de 4 a 15 de julho; Palmela – de 18 a 29 de julho; das 9h às 17h
atec.pt/qualificacao-profissional/desafios-de-verao-2016.html

Microsoft Office, Canais de YouTube, Videojogos, Animação 3D
Informática Jovem Verão 2016
Academia Rumos (Lisboa e Porto)
De 4 de julho a 2 de setembro
formacao.rumos.pt/noticia.rumos?id=1842

Drones
Curso de Pilotagem de Drones e Captação Aérea + Edição
WeTube Academy (Lisboa)
Início a 23 de julho, Sábados e Domingos, das 9h às 16h
wetubeacademy.com/curso-pilotagem-captacao-aerea-drone-edicao


Explora o teu lado artístico

Gostas de te expressar? Aproveitas os grupos de teatro todos lá da escola, tiras umas “chapas” à maneira ou não passas um fim de semana sem dançar? No verão também há muitos workshops e formações que te permitem levar estas tuas paixões ao nível seguinte! Tudo depende do tempo e do dinheiro que estás disposto a investir…
No caso da dança e do teatro, escolhe formações certificadas que possam posteriormente abrir-te a porta de um grupo profissional; relativamente à fotografia, procura versatilidade que te permita adquirir o máximo de noções e de ferramentas, para que melhores o mais possível as tuas imagens.

Dança
Curso de Dança de Verão
Escola de Dança do Conservatório Nacional (Lisboa)
De 4 a 16 de julho
cursosdanca.pt

Desenho & Fotografia
Atelier de Desenho; Fotografia a preto & branco; Fotografia analógica e digital; Ilustração infantil; Cerâmica; Pintura; Ilustração Científica
Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual
De 4 a 15 de julho
arco.pt/site/formacao/index/cursos-de-verao

Representação
Workshop Representação – Formação intensiva p/ jovens
(Representação, Voz, Dicção e Canto; Expressão Corporal; Movimento e Dança; Representação para Casting; Técnicas de Acting para Câmara)
NB Academia
De 4 a 8 de julho e de 1 a 5 de agosto, das 10h às 18h
nbacademia.pt/#!workshop-jovens/c1gs3


Mexe-te e faz desporto!

Se há aspeto positivo nas férias do verão, é a conjugação de fatores que convidam à prática do desporto. E como nesta altura, tudo o que apetece é ir a banhos, escolhemos dar-te exemplos de cursos de modalidades aquáticas, de entre as muitas atividades em que podes participar para melhorar o teu skill, qualquer que seja o desporto.
Se optares por te fazer ao mar dentro de uma embarcação, poderás fazer canoagem, vela, remo, ou mesmo kayaksurf ou waveski; se quiseres um contacto mais direto com a água, há o surf (e todas as suas variantes), o wakeboard, o skimming e o mergulho, terminando na clássica natação.

Canoagem
Curso de Canoagem – Nível 1 (Iniciação) e Nível 2 (Evolução)
Escola Náutica do Centro Náutico da Praia de Faro
Vários horários
cm-faro.pt/1191/escola-nautica.aspx

Mergulho
Curso PADI Open Water Diver
Dive Club Cipreia (Sesimbra e Lagos)
Duração: 4 dias
diveclubcipreia.com

Surf
Curso de Surf – Nível Iniciação ou Intermédio
Baleal Surf Camp (Peniche)
Vários horários e pacotes
balealsurfcamp.com

Vela
Curso Intensivo de Vela ligeira em embarcações tipo Laser, 420 Dingue e Ómega – Níveis 1 e 2
Associação Naval de Lisboa
De 4 a 8 de julho; de 11 a 15 de julho; de 18 a 22 de julho; de 25 a 29 de julho
anl.pt


Trabalha por uma causa

Há cada vez mais jovens a tomarem consciência do papel que podem ter no mundo, e a procurarem formas de ajudar o próximo. E o teu tempo livre no verão dá-te, mais do que nunca, a oportunidade de abraçar um projeto de voluntariado onde possas fazer a diferença.
Há tantas causas a precisar de apoio, que só tens mesmo de escolher a área que mais te interessa explorar. Queres ajudar pessoas, especificamente? Idosos ou crianças? Preferes intervir na preservação da natureza? Ou reunir alimentos para os mais desfavorecidos? Deixamos-te apenas dois exemplos do muito que podes fazer.

Preserva a Tapada Nacional de Mafra
A Tapada Nacional de Mafra lançou o seu Programa de Voluntariado, procurando pessoas que queiram colaborar na partilha de conhecimentos sobre o espaço e, sobretudo, na sua preservação.
Para poderes ser um dos voluntários, deverás ter gosto pela natureza e pelo património natural, arquitetónico e histórico do local, para além de disponibilidade, responsabilidade e espírito de equipa.

Atividades: Acolhimento do público, recepção de grupos, apoio nas práticas de gestão e de vigilância florestal, monitorização de espécies faunísticas e florísticas, manutenção das infraestruturas, apoio na organização de eventos, etc.

tapadademafra.pt/pt/voluntariado
geral@tapadademafra.pt


Ajuda os mais velhos

O Instituto Português do Desporto e Juventude é responsável, todos os anos, por vários programas de voluntariado. Um deles chama-se Recados & Companhia, e pede a contribuição de jovens junto de gerações mais velhas.
Esta é uma ação ao abrigo do Programa Agora Nós, com o objetivo de criar uma rede de voluntariado jovem de solidariedade intergeracional. A ideia é apoiares pessoas com mais de 65 anos em pequenas tarefas (uma ida ao médico, um passeio, uma ida às compras) ou simplesmente fazer-lhes companhia, para que possas diminuir o seu isolamento.

Locais: Amadora, Bragança, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto e Setúbal.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade