Connect with us

Novidades

O IADE tem uma nova licenciatura e um novo mestrado

Publicado há

em

Uma licenciatura em Design Global e um mestrado em Design de Interação, o primeiro do género em Portugal. São estas as novas duas propostas para o ano letivo 2016/2017 do IADE – Creative University.

Esta nova oferta formativa prende-se com a vontade em apostar na economia criativa, uma área que, segundo dados recentes, gerou um volume de negócios de 4,4 mil milhões de euros em Portugal. A licenciatura em Design Global, coordenada pela professora Ana Margarida Ferreira, tem como objetivo o desenvolvimento de uma formação sólida e a promoção de um conjunto alargado de competências para um exercício profissional de liderança, inovador e socialmente válido nas áreas criativas. A formação está assente em project-based learning, onde todos os semestres existe um projeto para o qual contribuem todas as unidades curriculares da licenciatura.

Ao longo deste curso, os alunos vão ainda experimentar simulações de realidade profissional, seja em formato shadowing de profissionais experientes da área, seja através de trabalhos feitos a partir de briefings reais lançados pelas empresas. A licenciatura em Design Global terá também uma vertente internacional bastante vincada, sendo que os estudantes têm a oportunidade de estudar durante um semestre numa de duas das melhores escolas de design do mundo: a Media Design School, na Nova Zelândia, e a NewSchool of Architecture and Design, em San Diego.

A outra novidade é o mestrado em Design de Interação, que pretende dotar os alunos de conhecimentos teóricos e de competências práticas, em estreita colaboração com especialistas do mercado, permitindo-lhe responder às necessidades do utilizador e realizar testes de protótipos. Com o aumento do recurso à realidade aumentada e virtual, à nanotecnologia, à computação ubíqua, à biologia sintética ou à robótica, a criação desta formação pretende explorar a relação entre as pessoas e os artefactos digitais e perspetivar o impacto social, cultural e ético das interações com tecnologias existentes ou emergentes.

O mestrado em Design de Interação, com coordenação da professora Emília Duarte, vice-reitora do IADE, oferece também aos alunos a oportunidade de serem os criadores do futuro num mundo fabricado, pensando naquilo que ainda falta fazer e que venha a ter um impacto positivo na sociedade e na qualidade de vida das pessoas.

[Foto: IADE – Creative University]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade