Connect with us

Novidades

Uma nova rede de transporte no Alto Minho

Avatar

Publicado há

em

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai ter um serviço de transporte a cobrir oito dos dez concelhos do Alto Minho. A ideia é permitir que alunos de fora possam regressar a casa diariamente, evitando custos com a habitação.

Chama-se BUS Académico e o objetivo é eliminar a barreira que o realojamento representa para muitas famílias e jovens da região quando pretendem ingressar no Ensino Superior. São ao todo 15 localidades que estão ligadas entre si e que permitirão deslocações por preços entre os 45 cêntimos e 1,80 euros por dia.

Tendo em conta as dificuldades financeiras que um realojamento pode significar para as famílias, principalmente para zonas mais carenciadas do interior, a iniciativa do IPVC pretende democratizar esse acesso e permitir que os alunos e potenciais alunos possam deslocar-se todos os dias para as respetivas escolas, voltando depois para casa. Algumas das câmaras municipais dos diferentes concelhos apoiam o BUS Académico e o projeto já tem sido apresentado em várias localidades, contando já com vários pedidos de adesão.

Numa fase inicial, o projeto piloto do IPVC pretende ligar oito dos dez concelhos do Alto Minho, abrangendo assim Arcos de Valdevez, Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira. Numa fase posterior, considerar-se-á o alargamento a Viana do Castelo e Caminha.

[Foto: Instituto Politécnico de Viana do Castelo]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade