Connect with us

Novidades

Tu e a DECOJovem, amigos do ambiente

Avatar

Publicado há

em

Deixas o teu telemóvel a carregar a noite toda? Achas que ligar e desligar a TV gasta mais do que deixá-la a funcionar? Então precisas de conhecer o projeto “Energia Fantasma”, que a DECOJovem trouxe para a Futurália deste ano.

A DECO está a levar às escolas do Ensino Básico e Secundário dicas sobre poupança de energia, para te ensinar a reduzir a fatura energética lá de casa, e para incutir em ti hábitos amigos do ambiente. E como tudo o que interessa está na Futurália, a DECO trouxe este projeto até à FIL, e proporciona-te a participação num jogo que tem sido um verdadeiro sucesso.

O António Santos é responsável de Formação da organização, e contou-nos o que se passa por aqui: “Estamos a desenvolver um jogo que é basicamente um quiz que te confronta com cinco situações do dia-a-dia, em que tens de escolher a solução mais amiga do ambiente e onde poupas mais energia”. E se achas que deve ser algo relativamente simples, a verdade é que tem havido muita gente a “espalhar-se ao comprido”… “O que é curioso é que há muitas respostas incorretas e muitas conceções erradas sobre este tema. Por exemplo, há muita gente que acha que se gasta mais energia a ligar e a desligar um aparelho, do que a deixá-lo ligado o tempo todo. É para combater estes hábitos de desperdício que o projeto Energia Fantasma serve”, constata o António.

Para as escolas, a DECOJovem tem a decorrer o concurso “Vídeos com energia”, conforme nos explicou a formadora Marisa Ribeiro: “Desafiamos-te a juntares-te a colegas e professores para criar vídeos com dicas sobre energia, sendo que os melhores habilitam-se a ganhar uma viagem a Copenhaga, a Capital Verde da Europa!
Mas para que estejas bem por dentro desta temática, estamos também a organizar sessões informativas nas escolas, onde te falamos de energia e de consumos de aparelhos em stand-by e em off-mode”.
És daquelas pessoas que, por exemplo, deixa o telemóvel a carregar a noite toda? Então é mesmo para ti que a DECO está a falar. E não só a falar, porque durante a sessão vais recebendo no teu telefone algumas perguntas às quais tens de dar resposta… Será que estás preparado?

As inscrições para o concurso “Vídeos com energia” termina já no dia 20 de março, mas para terminares o teu vídeo, a DECO dá-te até 24 de abril. Se estiveres pela Futurália, não te esqueças de passar neste stand!

[Fotos: Tiago Belim]

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *