A Associação Próxima Geração foi criada este ano como uma iniciativa da sociedade civil. A primeira edição contou com o apoio da Agência Nacional Erasmus+ e de donativos pessoais. São 25 alunos que irão receber formação intensiva de liderança, comunicação política e ética, durante 12 semanas.
Foram mais de 593 jovens que se candidataram à Academia Próxima Geração para se tornarem atores participativos da democracia. Só 25 jovens foram selecionados e começaram no dia 30 de abril esta formação, em formato híbrido, tão importante para os dias de hoje.
A Academia terminará no dia 24 de julho e até lá os alunos serão colocados perante vários desafios como criar uma política pública, escrever um manifesto, organizar uma campanha de angariação de fundos por uma causa, entre outros. Além de que terão de participar, em grupo, numa discussão de temáticas atuais, sempre com um especial foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU para implementação da Agenda 2030.
“É com grande satisfação que damos início ao primeiro curso da Próxima Geração. Assim que abrimos as candidaturas, a adesão foi bastante positiva, comprovando a vontade dos jovens de todo o país em querer participar na construção da sociedade e em obter as competências necessárias para tal.”
– Ricardo Marvão, Diretor Executivo da Próxima Geração – Apolitical Academy
Para mais informações sobre a Academia Próxima Geração, clica aqui