A área da saúde é vasta e essencial para o bem-estar físico e mental da nossa comunidade. Se antes nutríamos admiração pelos profissionais de saúde, hoje sabemos que são insubstituíveis e que merecem o nosso reconhecimento e agradecimento.
Hoje vimos falar-vos de Podologia. Os pés alojam um quarto de todos os ossos do corpo, têm uma vasta rede de músculos, ligamentos e articulações. São vulneráveis a ferimentos e doenças e carregam diariamente o nosso peso corporal. Dependemos deles, mas são para onde menos olhamos.
Apelidada por muitos como a “área da saúde do futuro”, a Podologia é atualmente uma área em expansão. A procura crescente de profissionais de Podologia é um dos sintomas da sua importância no seio da comunidade, pelo que assistimos a um mercado necessitado de profissionais, não só nas Unidades de Saúde Privadas, mas também no Sistema Nacional de Saúde.
Áreas de intervenção da Podologia
Desde a Podologia Infantil, passando pela Podogeriatria, Podologia Desportiva (essencial na performance desportiva dos atletas), ou até pelo Pé de Risco, a intervenção do Podologista assegura qualidade de vida e bem-estar. Com 100% de autonomia profissional, exercem com liberdade de diagnóstico e terapêutica, podem ter um consultório próprio, ou integrar equipas multidisciplinares.
A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa é, atualmente, a única escola do centro do país a formar profissionais de Podologia. Mais um dos sintomas de uma área carente de profissionais, mas que é progressivamente valorizada e procurada, registando, inclusive, um Índice de Empregabilidade superior a 98%, segundo a Associação Portuguesa de Podologia.
Para ficares a saber mais sobre a Licenciatura em Podologia, programa curricular e saídas profissionais inscreve-te aqui!
Vê de seguida o vídeo com o testemunho da Licenciatura em Podologia:
[unitegallery Podologia]