Do Desporto Escolar para os Jogos Olímpicos – 12 atletas, que passaram ou começaram a sua carreira desportiva no Desporto Escolar, integram a comitiva portuguesa dos Jogos Olímpicos.
O Desporto Escolar tem como missão estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa. Desde a atividade regular na escola, aos regionais, nacionais, provas internacionais, projetos complementares, o Desporto Escolar tem uma abrangência nacional e abarca muitos alunos nas mais diversas ofertas.
A formação de professores tem sido uma prioridade e isso permite que o contributo do Desporto Escolar para o sistema desportivo seja efetivo.
Os atletas que se incluem neste lote são os seguintes:
- Humberto Gomes e Diogo Branquinho – Andebol
- Patrícia Mamona, Nélson Évora, Tiago Pereira, Marta Pen, Cátia Azevedo, Pedro Pichardo (em Cuba) e Lorene Bazolo (no Congo) – Atletismo
- Fernando Pimenta – Canoagem
- José Paulo Lopes – Natação
- Teresa Bonvalot – Surf
E os técnicos Rui Norte (atualmente membro da Coordenação Nacional do Desporto Escolar), Paulo Jorge Pereira e Hélio Lucas.
Os Jogos Olímpicos estavam marcados inicialmente para 2020, contudo, o evento foi adiado para este ano devido à covid-19. A competição terá início amanhã, dia 23 de julho em Tóquio e terminará dia 8 de agosto.
[unitegallery DE2]