Rafael Neto é um jovem atleta com 17 anos que se sagrou no ano passado, campeão mundial de juniores de 200 metros nos campeonatos de atletismo paralímpicos que decorreram em Nottwill, na Suíça. Portugal foi representado por oito atletas neste campeonato.
A Mais Educativa foi à Escola Secundária de Fonseca Benevides, falar com Rafael Neto sobre as suas conquistas no mundo do desporto, os seus objetivos para o futuro e conhecer a sua história.
O atletismo é uma paixão recente? Há quanto tempo praticas este desporto?
Não é propriamente recente. Já pratico há cinco anos.
Como é que surgiu este interesse pelo desporto?
Sempre fui muito mexido e descobri o atletismo e a associação onde estou, porque na minha escola fui apurado para o campeonato de corta-mato regional em cadeira de rodas, e o Jorge Pina presidente da Associação Jorge Pina, viu-me e achou que eu poderia ser interessante para o projeto que ele estava a desenvolver que é o Atletismo Adaptado e foi assim que comecei e contínuo.
Começaste no Atletismo Adaptado, mas gostavas de praticar mais algum desporto?
A minha paixão é o atletismo, mas tenho a curiosidade e gostava de um dia experimentar o basquete.
Ainda não tiveste essa oportunidade?
Por acaso sim, já me surgiram convites, mas neste momento quero mesmo focar-me e empenhar-me no atletismo e, só depois de alcançar todos os meus objetivos é que irei lançar-me para o basquete.