A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) lança uma Licenciatura em Enfermagem Veterinária já no próximo ano letivo e consequente formação de profissionais para prestação de cuidados a diferentes espécies animais.
A Licenciatura terá uma nova clínica veterinária para as aulas práticas e áreas de ensino como reprodução, nutrição, análises clínicas, ecografia, raios X, cirurgia, estética, fisioterapia e doença de animais de produção, de desporto, de companhia, exóticos e silvestres em situações esporádicas de cativeiro.
Muitas das aulas práticas serão lecionadas no edifício da antiga Loja da Agrária, que se converte numa clínica para animais de pequeno porte, zona de estética e espaço de fisioterapia.
A entrada no curso, para além do regime geral de acesso, da qual é necessária a prova de Biologia e Geologia, ou os conjuntos das provas de Biologia e Geologia mais Física e Química ou Biologia e Geologia + Matemática (A ou B), também é possível entrar nos concursos especiais para maiores de 23 anos, se forem detentores de diplomas de Curso de Especialização Tecnológico ou Curso técnico Superior Profissional e transferência/mudança de curso.
“Estamos a trabalhar para alargar a oferta formativa e ir ao encontro não só do que os estudantes procuram, mas também do que o mercado de trabalho exige. Com este novo curso, pretendemos capacitar os nossos estudantes para que possam não só atuar ao lado de médicos veterinários, mas também com profissionais de outras áreas de formação como a agronomia, zootecnia ou engenharia agropecuária” afirma João Moronha, Presidente da ESAC-IPC.