Connect with us

Em destaque

Torna-te Técnico de Gestão Cinegética na Escola Profissional ALSUD de Mértola

Mais Educativa

Publicado há

em

Escola Profissional ALSUD
Conteúdo Patrocinado

O curso de Técnico de Gestão Cinegética destina-se a jovens até aos 19 anos, com o 9º ano e que tenham gosto pelas atividades relacionadas com o campo e a conservação da natureza.  

Tem duração de três anos e garante dupla certificação (o nível IV da União Europeia e o 12º ano de escolaridade). Decorre em Mértola, sede do Parque Natural do Vale do Guadiana, local onde foi introduzido com sucesso o Lince Ibérico e justamente considerada a Capital Nacional da Caça, dada a riqueza dos seus recursos silvestres. Aqui a atividade cinegética (caça e pesca) está articulada com a conservação da natureza e por isso as saídas profissionais dos alunos são diversificadas.  

Estás interessado na área da Gestão Cinegética?  

A Escola Profissional ALSUD tira proveito das condições favoráveis e excepcionais de Mértola, o que torna esta oferta única, com práticas educativas que conciliam a teoria e a prática, promovendo o contacto com projetos, instituições e comunidade, o que também contribui para o desenvolvimento da região!  

Forma profissionais para coordenar, organizar e executar o plano de ordenamento e gestão cinegética, e para zelarem pela conservação do património cinegético e piscícola e dos ecossistemas naturais de acordo com as normas de segurança, higiene e saúde. Os Técnicos de Gestão Cinegética podem atuar em diferentes contextos:  

  • Zonas de caça, planeamento, organização, execução e avaliação de eventos de caça; 
  • Organizações ambientais (em projetos de conservação da natureza e/ou de educação ambiental); 
  • Organizações do setor da caça e pesca; 
  • Organizações da tutela e da fiscalização do setor.

plano curricular tem uma carga horária de 3200 horas e as atividades principais consistem em: 

  • Conceber o plano anual de ordenamento e exploração cinegética (POEC); 
  • Implementar o plano de ordenamento e exploração cinegética; 
  • Efetuar a criação e o maneio de espécies cinegéticas e piscícolas em cativeiro; 
  • Promover a gestão sustentada e assegurar a conservação do património cinegético, piscícola e silvícola e a conservação dos ecossistemas naturais que o suportam, tendo em conta o solo, o clima e outras condições edafoclimáticas da exploração; 
  • Executar a conservação e limpeza dos equipamentos utilizados e das instalações da exploração; 
  • Elaborar relatórios relativos à atividade cinegética, para utilização técnica e contabilística e comunicação responsável pela exploração de qualquer ocorrência fora do normal. 

Atualmente a Escola Profissional ALSUD conta com inúmeros protocolos na área da Gestão  Cinegética: Todas as Zonas de Caça Associativas e Turísticas do concelho de Mértola: Áreas Naturais Protegidas (ICNF), nomeadamente o Parque Natural do Vale do Guadiana; Instituições da tutela e de fiscalização: GNR/SEPNA; Imprensa da especialidade: Revista Caça e Cães de Caça; Instituições internacionais: Universidade de Valencia, Federacão de Caça da Comunidade Valenciana; Fundação Artemisan.  

Está igualmente ligada a vários projetos complementares da ação educativa principal (ensino profissional), dos quais se destaca a Escola de Caça, Pesca e Natureza, que promove ganhos na capacitação de recursos humanos nas áreas da Natureza e Biodiversidade que se devem harmonizar com as atividades humanas gerando riqueza humana e económica. 

A Escola Profissional ALSUD é beneficiária do programa Erasmus + EF (Educação e Formação), que inclui mobilidade para alunos, professores e ex-alunos no espaço europeu.  Oferece assim aos seus estudantes experiências de cariz pessoal e profissional que propiciam um desenvolvimento das competências e consciência cultural, aumentando igualmente a empregabilidade! 

A Escola Profissional Alsud pertence à Cooperativa ALSUD, entidade no seio da qual se desenvolvem várias valências de ensino, para diferentes gerações e necessidades. É homologada pelo Ministério da Educação e tem como missão promover a capacitação dos recursos humanos num ensino de base holística/integral, oferecendo uma formação qualificada que valoriza o aluno a nível individual, coletivo e comunitário.

Descobre mais sobre o curso de Técnico de Gestão Cinegética da Escola Profissional ALSUD aqui

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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