Connect with us

Ciência & Tecnologia

Teckies partilha dicas para aulas mais produtivas

Joana Fonseca

Publicado há

em

Pixabay

O novo conceito de aulas online não era habitual no ensino básico e secundário, trazendo novos desafios acrescidos para as escolas e professores, sendo que muitos não estão familiarizados com as tecnologias necessárias para gerir as aulas e as turmas, promovendo uma aprendizagem dinâmica e apelativa, dessa forma, para ajudar os professores na preparação das aulas o fundador e CEO na Teckies, start-up que promove a aproximação das escolas à tecnologia deixa cindo dicas.

Estabelecer normas- Apesar da sala de aula ter mudado, as regras devem manter-se. As aulas à distância devem ter normas bem definidas de forma a garantir um bom funcionamento. Devem igualmente ser delineadas normas para a dinâmica de aula, para entrega de trabalhos e mesmo avaliações.

Não ultrapassar 45 minutos-
Mais tempo não é sinónimo de mais aprendizagem e para que um aluno consiga manter-se atento em frente a um ecrã durante horas é um grande desafio, por isso, o ideal é que as sessões não ultrapassem os 30 a 45 minutos.

Optar por módulos curtos- Dividir a matéria em módulos mais pequenos é uma forma de facilitar a captação e entendimento dos conteúdos. A partilha de novos conteúdos deve ser feita nas sessões síncronas, onde o professor expõe a matéria aos alunos, com trabalhos individuais ou em grupo, ficando o aluno responsável por interiorizar todo o aprendizado autonomamente.

Promover trabalho prático- Para evitar as distrações em casa e de forma a cativá-los é importante envolvê-los ainda mais, incentivando-os e guiando-os na procura e criação de conteúdos, uma forma de acontecer é estimular a participação mais ativa do estudante.

Incentivar a interação entre alunos- Mesmo à distância, é essencial manter proximidade entre os colegas. Além de atividades de grupo, criar um momento de debate no final de cada aula, em que possam interagir, partilhando ideias ou dúvidas, pode ser bastante benéfico, tanto para sistematizar a matéria como para criar relações e um ambiente descontraído.

A Teckies tem como objetivo de levar as novas tecnologias emergentes para as escolas, uma forma de modernizar o ensino e dotar as crianças de competências transversais que lhes sejam úteis no trabalho do futuro. Devido à pandemia, a Teckies decidiu iniciar o trabalho com professores, ajudando-os a adaptarem-se à nova realidade, dando-lhes ferramentas para gerirem as suas turmas e partilhando boas práticas para ajudar nas aulas à distância. Estas formações decorrem online ou presencialmente, em grupos, para escolas ou agrupamentos.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PGlmcmFtZSAgc3R5bGU9ImRpc3BsYXk6IGJsb2NrOyBtYXJnaW46IDBweCBhdXRvOyIgIGlkPSJfeXRpZF85MDE5MCIgIHdpZHRoPSI0OTAiIGhlaWdodD0iMjc2IiAgZGF0YS1vcmlnd2lkdGg9IjQ5MCIgZGF0YS1vcmlnaGVpZ2h0PSIyNzYiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmdEV0xqV1I5LWs/ZW5hYmxlanNhcGk9MSZhdXRvcGxheT0xJmNjX2xvYWRfcG9saWN5PTEmcmVsPS0xJml2X2xvYWRfcG9saWN5PTEmbG9vcD0wJm1vZGVzdGJyYW5kaW5nPTAmZnM9MSZwbGF5c2lubGluZT0wJmF1dG9oaWRlPTImdGhlbWU9ZGFyayZjb2xvcj1yZWQmY29udHJvbHM9MSYiIGNsYXNzPSJfX3lvdXR1YmVfcHJlZnNfXyBuby1sYXp5bG9hZCIgdGl0bGU9IllvdVR1YmUgcGxheWVyIiAgYWxsb3c9ImF1dG9wbGF5OyBlbmNyeXB0ZWQtbWVkaWEiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbiBkYXRhLW5vLWxhenk9IjEiIGRhdGEtc2tpcGdmb3JtX2FqYXhfZnJhbWViamxsPSIiPjwvaWZyYW1lPg==