Aqui vai mais uma dica para conseguires estudar para os exames e conseguires atingir os melhores resultados!
“Um minuto de planificação poupa 10 minutos de execução!”
Desta forma, como deves fazer um plano de estudo?
Saber o que estudar.
Deves começar por estudar o mais cedo possível, saber quais serão os tópicos abordados no exame.
Não deves esquecer de detalhes como a duração do exame, se são perguntas em aberto, de escolha múltipla, de redação, etc.
Fala com os professores! Eles não são o inimigo. Antes pelo contrário. Os professores querem o melhor para os seus alunos e que tenham os melhores resultados possíveis. Melhor do que ninguém, eles irão ajudar, principalmente quando mostram interesse, sobre quais os tópicos e matérias mais importantes.
Priorizar
Ao criares uma lista, com todos os itens a fazer e estudar, deves delinear uma estratégia de como “atacá-los”. Esta lista de prioridades deve incluir desde o número de horas a destinar a cada disciplina, como, indo mais ao detalhe, o número de horas em cada matéria. Simultaneamente, ao construir esta lista terás uma percepção geral de todo o conteúdo programático e matérias que são importantes saber e dominar.
Ao priorizares todas as tarefas terás melhor e maior capacidade para lidar com as que exigem um alto nível de foco e criatividade, enquanto tens mais energia e motivação, deixando as menos importantes para quando os níveis de concentração estão mais baixos.
Dominar, primeiro, o que gostas mais e o que tens mais facilidade em aprender. Para além de aumentar a autoconfiança, irão ter mais bases e treino para aprenderem, posteriormente, aquilo que consideram mais difícil.Focar no importante
Alguns alunos “embirram” com algumas disciplinas ou com algumas partes da matéria. Os professores e pais poderão ajudar a concentrarem esforços para aprender aquilo que dominam melhor.
(Não) Procrastinar
A melhor forma de evitar a procrastinação é definir metas de estudo. Ao criares uma espécie de jogo com mini-objetivos, estás a construir uma forma positiva de trabalho em qualquer sessão de estudo. A cada objetivo atingido, um pequeno prémio como uma pausa, uma caminhada ao redor do quarteirão enquanto falas com amigos ao telefone, etc. É importante que este prémio seja algo que não esteja relacionado com o local onde estudas, ler e estar ligados a computadores. O mais importante é que haja locomoção.
Tarefas extras
Neste plano, é proveitoso incluir outras tarefas como atividades de tempos livres, exercício físico, alimentação, tempo em família e, muito importante, sono!
Atualizar o plano
No final ou no início do dia, deves rever as tarefas cumpridas e não cumpridas de acordo com o plano e atualizá-lo imediatamente. Senão, o plano passa a ser apenas uma folha de papel e deixa de ter qualquer efeito.