Praticar exercício físico é uma recomendação geral dos médicos. As atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como é o caso do novo coronavírus. A atividade física praticada ao ar livre pode e deve ser feita, porém exige respeito pelo distanciamento social e vários cuidados de higiene. A Mais Educativa partilha contigo algumas ideias de exercício físico que podes fazer neste momento!
AO AR LIVRE
Para o bem da própria saúde, a prática de exercício físico ao ar livre durante a pandemia só é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), caso sejam respeitadas todas as medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus.
Antes de sair de casa não te esqueças:
> Escolhe uma hora em que esteja menos gente possível;
> Leva uma bolsa com álcool gel e uma máscara;
> Leva uma garrafa de água;
> Escolhe roupa confortável e visível;
> Lava bem as mãos com água e sabão;
Alguns desportos que podes fazer ao ar livre:
Treino funcional – Para quem está acostumado a exercícios de alta intensidade, a quarentena veio estragar os planos, mas existem vários exercícios que fazias no ginásio que podes adaptar ao ar livre. Tenta evitar o contacto com superfícies, porque qualquer sítio que toques pode estar contaminado.
Caminhadas e corridas – Aproveita para fazer algumas caminhadas, mas não abuses, faz cerca de meia hora todos os dias. O teu estado de espírito vai melhorar e é um ótimo exercício para quem pretende iniciar uma vida mais saudável.
Ciclismo – Provavelmente tens em casa uma bicicleta que já não usas há imenso
tempo, esta é uma boa oportunidade para voltares a andar. Trabalhas os músculos e ganhas força muscular, especialmente nos membros inferiores. Vê locais onde podes andar de bicicleta com uma paisagem bonita.
Não te esqueças que não é permitido desportos coletivos, caso não queiras fazer exercício sozinho, tenta fazê-lo com menos pessoas possíveis! O objetivo é que te mantenhas em segurança. O distanciamento social não é a única medida que deve ser levada em consideração, é importante que mantenhas também as medidas de higienização das mãos e evites tocar no rosto. Lembra-te que por muito complicado e chato que possa parecer, deves usar máscara assim que sais de casa, por isso, leva sempre uma a mais.
Assim que chegues a casa é importante que…
> Entra em casa descalço, porque o calçado pode ser um meio transmissor do vírus;
> As roupas que utilizaste devem ser lavadas imediatamente após a prática da atividade;
> Toma um banho, porque é a melhor forma de higienização.
EM CASA
Conseguires ter motivação para fazer exercício em casa pode ser ainda mais difícil do que ao ar livre. A dica é não esperares que a vontade decida aparecer, deves definir um horário para fazeres exercício e considerar a atividade como parte da tua rotina diária, dessa forma, acabará por te ajudar a criar um hábito consistente.
Existem alguns exercícios básicos que podes fazer em casa como:
Agachamentos – É uma boa forma de fortaleceres os músculos superiores das pernas e os glúteos, além disso, praticas uma boa postura;
Abdominal – O abdómen é um dos grupos musculares mais importantes para uma boa estabilidade, prevenção de lesões e força. Tens várias formas de fazer, uma delas é elevares as pernas à altura do sofá.
Prancha – É um ótimo exercício para trabalhares a resistência e o fortalecimento. É talvez um dos mais chatos de fazer, mas bem executado traz ótimos resultados;
Stiff– Um exercício perfeito para o fortalecimento da coxa, glúteos e lombar, além disso, é uma ótima forma para praticares uma boa postura. Caso te sintas à vontade podes adicionar uns halteres para dificultar um pouco;
Tesoura – É muito simples de fazeres, não exige nenhum uso de equipamento, e uma boa forma de trabalhares o corpo todo;
Walking lunge – É ótimo para exercitares as coxas e os glúteos, quanto mais abaixo fores melhor. Podes fazer com o auxílio de um degrau como apoio ou diretamente com os pés no chão;
Flexões – É um exercício muito importante para exercitares os braços e o peito, tonificando ambos. Não é de todo fácil, mas tentar não custa, caso não consigas com os pés no chão, podes utilizar os joelhos.
Vamos a isso? Bons treinos!