Connect with us

A tua Revista

Está na hora de voltar ao exercício físico!

Joana Fonseca

Publicado há

em

Adobe Stock

Praticar exercício físico é uma recomendação geral dos médicos. As atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como é o caso do novo coronavírus. A atividade física praticada ao ar livre pode e deve ser feita, porém exige respeito pelo distanciamento social e vários cuidados de higiene. A Mais Educativa partilha contigo algumas ideias de exercício físico que podes fazer neste momento!

AO AR LIVRE

Para o bem da própria saúde, a prática de exercício físico ao ar livre durante a pandemia só é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), caso sejam respeitadas todas as medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus.

Antes de sair de casa não te esqueças:

> Escolhe uma hora em que esteja menos gente possível;

> Leva uma bolsa com álcool gel e uma máscara;

> Leva uma garrafa de água;

> Escolhe roupa confortável e visível;

> Lava bem as mãos com água e sabão;

Alguns desportos que podes fazer ao ar livre:

Treino funcional – Para quem está acostumado a exercícios de alta intensidade, a quarentena veio estragar os planos, mas existem vários exercícios que fazias no ginásio que podes adaptar ao ar livre. Tenta evitar o contacto com superfícies, porque qualquer sítio que toques pode estar contaminado.

Caminhadas e corridas – Aproveita para fazer algumas caminhadas, mas não abuses, faz cerca de meia hora todos os dias. O teu estado de espírito vai melhorar e é um ótimo exercício para quem pretende iniciar uma vida mais saudável.

Ciclismo – Provavelmente tens em casa uma bicicleta que já não usas há imenso

tempo, esta é uma boa oportunidade para voltares a andar. Trabalhas os músculos e ganhas força muscular, especialmente nos membros inferiores. Vê locais onde podes andar de bicicleta com uma paisagem bonita.

Não te esqueças que não é permitido desportos coletivos, caso não queiras fazer exercício sozinho, tenta fazê-lo com menos pessoas possíveis! O objetivo é que te mantenhas em segurança. O distanciamento social não é a única medida que deve ser levada em consideração, é importante que mantenhas também as medidas de higienização das mãos e evites tocar no rosto. Lembra-te que por muito complicado e chato que possa parecer, deves usar máscara assim que sais de casa, por isso, leva sempre uma a mais.

Assim que chegues a casa é importante que…

> Entra em casa descalço, porque o calçado pode ser um meio transmissor do vírus;

> As roupas que utilizaste devem ser lavadas imediatamente após a prática da atividade;

> Toma um banho, porque é a melhor forma de higienização.

EM CASA

Conseguires ter motivação para fazer exercício em casa pode ser ainda mais difícil do que ao ar livre. A dica é não esperares que a vontade decida aparecer, deves definir um horário para fazeres exercício e considerar a atividade como parte da tua rotina diária, dessa forma, acabará por te ajudar a criar um hábito consistente.

Existem alguns exercícios básicos que podes fazer em casa como:

Agachamentos – É uma boa forma de fortaleceres os músculos superiores das pernas e os glúteos, além disso, praticas uma boa postura;

Abdominal – O abdómen é um dos grupos musculares mais importantes para uma boa estabilidade, prevenção de lesões e força. Tens várias formas de fazer, uma delas é elevares as pernas à altura do sofá.

Prancha – É um ótimo exercício para trabalhares a resistência e o fortalecimento. É talvez um dos mais chatos de fazer, mas bem executado traz ótimos resultados;

Stiff– Um exercício perfeito para o fortalecimento da coxa, glúteos e lombar, além disso, é uma ótima forma para praticares uma boa postura. Caso te sintas à vontade podes adicionar uns halteres para dificultar um pouco;

Tesoura – É muito simples de fazeres, não exige nenhum uso de equipamento, e uma boa forma de trabalhares o corpo todo;

Walking lunge – É ótimo para exercitares as coxas e os glúteos, quanto mais abaixo fores melhor. Podes fazer com o auxílio de um degrau como apoio ou diretamente com os pés no chão;

Flexões – É um exercício muito importante para exercitares os braços e o peito, tonificando ambos. Não é de todo fácil, mas tentar não custa, caso não consigas com os pés no chão, podes utilizar os joelhos.

Vamos a isso? Bons treinos!

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PGlmcmFtZSAgc3R5bGU9ImRpc3BsYXk6IGJsb2NrOyBtYXJnaW46IDBweCBhdXRvOyIgIGlkPSJfeXRpZF80NjMwMyIgIHdpZHRoPSI0OTAiIGhlaWdodD0iMjc2IiAgZGF0YS1vcmlnd2lkdGg9IjQ5MCIgZGF0YS1vcmlnaGVpZ2h0PSIyNzYiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmdEV0xqV1I5LWs/ZW5hYmxlanNhcGk9MSZhdXRvcGxheT0xJmNjX2xvYWRfcG9saWN5PTEmcmVsPS0xJml2X2xvYWRfcG9saWN5PTEmbG9vcD0wJm1vZGVzdGJyYW5kaW5nPTAmZnM9MSZwbGF5c2lubGluZT0wJmF1dG9oaWRlPTImdGhlbWU9ZGFyayZjb2xvcj1yZWQmY29udHJvbHM9MSYiIGNsYXNzPSJfX3lvdXR1YmVfcHJlZnNfXyBuby1sYXp5bG9hZCIgdGl0bGU9IllvdVR1YmUgcGxheWVyIiAgYWxsb3c9ImF1dG9wbGF5OyBlbmNyeXB0ZWQtbWVkaWEiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbiBkYXRhLW5vLWxhenk9IjEiIGRhdGEtc2tpcGdmb3JtX2FqYXhfZnJhbWViamxsPSIiPjwvaWZyYW1lPg==