O Mundo e a Sociedade mudaram, logo a escola mudou. No contexto atual a EPET – Escola Profissional de Estudos Técnicos, adaptou-se e reinventou-se por forma a continuar a cumprir a sua função social antes e após a declaração do Estado de Emergência. Criaram-se ambientes de aprendizagem inovadores e interativos que oferecem um conjunto de funcionalidades que permitem manter a nossa escola em pleno funcionamento.
Iniciámos o processo de E Learning no dia 16 de março, contanto com uma adesão massiva de professores e alunos, de pais e Encarregados de Educação, de Administrativos e SPO.
A porta física da escola fechou, não sabemos quando nos vamos reencontrar, mas a porta fechou para que nos possamos proteger a nós, aos outros, aos nossos alunos e seus familiares, aos nossos colaboradores e suas famílias. Fechou a porta, mas a escola não.
Tudo decorre dentro da normalidade, não fora a distância física que nos separa e a situação dramática que se vive, poderíamos dizer que pouco mudou no que diz respeito à qualidade do ensino e ao trabalho de excelência da família EPET, pois os nossos alunos assim o merecem!
Estamos ligados digitalmente aos nossos alunos e à comunidade educativa através das mais diversas ferramentas, nomeadamente videoconferências, email, Moodle ou até dos mais tradicionais como WhatsApp ou SMS. Estabelecendo objetivos e metas, propondo atividades teórico/ práticas, esclarecendo dúvidas e superando dificuldades.
Continuamos a ter disponível as outras vias de comunicação já anteriormente existentes, via redes sociais.
Para além das aulas também as outras atividades continuam, nomeadamente as tutorias a alunos abrangidos pelo Dec. Lei 54/2018, aulas de projeto, reuniões e todos os demais processos funcionais de uma escola.
Estamos também a ajudar os alunos com mais dificuldades em lidar com este drama, através do nosso serviço de SPO que tem “estado” com estes alunos, ouvindo-os, falando com eles sempre que necessário. E porque temos de preparar o dia de amanhã, também as entrevistas de seleção para próximo ano já começaram utilizando as diversas plataformas de videoconferência.
Num momento em que o ‘distanciamento social’, ‘isolamento’ ou ‘quarentena’ passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia, a EPET reforça a solidariedade, a aproximação e entreajuda digitais, entre alunos e entre professores, reforça o sentimento de pertença a uma comunidade e estreita laços entre os seus membros.
Sabe mais em EPET
[post_gallery]
Imagens:EPET