A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou, esta manhã (11 de fevereiro), em Ermesinde, o Prémio AGIR 2019, cujo a edição foi dedicada à promoção do sucesso escolar e ao combate ao abandono escolar.
Este prémio dirige-se a associações, empresas e organizações com fins não lucrativos.
Os vencedores da edição 2019 do Prémio AGIR promovido pela REN são:
1.º lugar – Apps for good – o programa que desafia alunos a criar aplicações para smartphones ou tablets e produtos Internet of Things, que façam a diferença e transformem as comunidades onde se inserem. A iniciativa, com cinco anos, já chegou a 323 escolas em Portugal, a mais de 800 professores e de 9500 alunos. No total, no âmbito da Apps for good já foram desenvolvidas mais de 100 soluções tecnológicas.
2.º lugar – Escolas de Superpoderes – uma iniciativa que permite que os jovens escolham um talento e o desenvolvam com mentores voluntários, sendo que através de várias atividades desenvolvem competências sociais para transformarem a comunidade. O projeto tem nove anos de existência e já mobilizou mais de 3 mil aprendizes provenientes de 22 cidades de Portugal.
3.º lugar – Pescador de Sonhos – o projeto que disponibiliza apoio ao estudo e ações de sensibilização para prevenir comportamentos de risco, apostando na ampla participação das famílias, através de um Gabinete de Apoio Familiar. O projeto oferece ainda oficinas criativas, uma carrinha itinerante para ações de alfabetização e cidadania e um estúdio comunitário, onde podem ser gravados os trabalhos musicais dos jovens. Esta oferta pretende proporcionar às crianças e jovens experiências lúdicas e pedagógicas, que fomentem a continuidade no percurso escolar, sensibilizar para os comportamentos de risco, promover a alfabetização da comunidade e a integração social e empregabilidade das famílias.
A seleção dos três melhores projetos é da responsabilidade da REN, em parceria com a STONE SOUP, que acompanha e monitoriza a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, efetuando também a avaliação do impacto social real do apoio da REN a cada projeto.
O primeiro classificado recebe um prémio monetário no valor de 30 mil euros, o segundo vai auferir 15 mil euros e o terceiro classificado ganha 5 mil euros.