Visite-nos em

Ciência & Tecnologia

Conhece os projetos vencedores do Prémio AGIR promovido pela REN

Flávia Ramalho

Publicado há

em

REN

A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou, esta manhã (11 de fevereiro), em Ermesinde, o Prémio AGIR 2019, cujo a edição foi dedicada à promoção do sucesso escolar e ao combate ao abandono escolar.

Este prémio dirige-se a associações, empresas e organizações com fins não lucrativos.

Os vencedores da edição 2019 do Prémio AGIR promovido pela REN são:

1.º lugarApps for good – o programa que desafia alunos a criar aplicações para smartphones ou tablets e produtos Internet of Things, que façam a diferença e transformem as comunidades onde se inserem. A iniciativa, com cinco anos, já chegou a 323 escolas em Portugal, a mais de 800 professores e de 9500 alunos. No total, no âmbito da Apps for good já foram desenvolvidas mais de 100 soluções tecnológicas.

2.º lugarEscolas de Superpoderes – uma iniciativa que permite que os jovens escolham um talento e o desenvolvam com mentores voluntários, sendo que através de várias atividades desenvolvem competências sociais para transformarem a comunidade. O projeto tem nove anos de existência e já mobilizou mais de 3 mil aprendizes provenientes de 22 cidades de Portugal.

3.º lugarPescador de Sonhos – o projeto que disponibiliza apoio ao estudo e ações de sensibilização para prevenir comportamentos de risco, apostando na ampla participação das famílias, através de um Gabinete de Apoio Familiar. O projeto oferece ainda oficinas criativas, uma carrinha itinerante para ações de alfabetização e cidadania e um estúdio comunitário, onde podem ser gravados os trabalhos musicais dos jovens. Esta oferta pretende proporcionar às crianças e jovens experiências lúdicas e pedagógicas, que fomentem a continuidade no percurso escolar, sensibilizar para os comportamentos de risco, promover a alfabetização da comunidade e a integração social e empregabilidade das famílias.

A seleção dos três melhores projetos é da responsabilidade da REN, em parceria com a STONE SOUP, que acompanha e monitoriza a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, efetuando também a avaliação do impacto social real do apoio da REN a cada projeto.

O primeiro classificado recebe um prémio monetário no valor de 30 mil euros, o segundo vai auferir 15 mil euros e o terceiro classificado ganha 5 mil euros.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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