Jovens cientistas portuguesas ganharam três prémios na maior competição de ciência da Ásia, decorrida entre 20 a 26 de julho, em Macau, destacando-se entre 588 jovens de 56 países em competição.
O projecto “Mercúrio na ria de Aveiro: quais os impactos e possíveis soluções?”, que Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria João Marcelino levaram, através da Fundação da Juventude, à 34º Edição do China Adolescents Science and Techonolgy Innovation Contest (CASTIC), obteve o primeiro prémio, na categoria dos projetos internacionais.
O projeto foi ainda galardoado com dois prémios na categoria de Special Awards: o Gao Shiqi Special Award e o University of Macau Science and Technology Innovation Special Award.
Em nota enviada à redação, a Fundação da Juventude considera este prémio como “um contributo muito importante na visibilidade internacional dos seus projectos e um marco determinante na projeção internacional da Juventude”.
O projecto “Mercúrio na ria de Aveiro: quais os impactos e possíveis soluções?” é um projeto de investigação na área da biologia, que se destacou na 13ª Mostra Nacional de Ciência promovida pela Fundação da Juventude. Desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro, o projecto pretende avaliar o impacto e as possíveis soluções dos níveis elevados de mercúrio verificados na ria de Aveiro.
A 34º Edição do China Adolescents Science and Techonolgy Innovation Contest (CASTIC) é uma iniciativa organizada para estudantes amantes da ciência, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos. Este concurso é um dos mais prestigiados e um dos maiores concursos para jovens cientistas de todas as partes do mundo. Tem como objetivo fortalecer valores e tradições compartilhadas para a construção de uma integração regional.
[Fundação da Juventude]