José Luís Ramos Pinheiro e Raquel Abecasis lançam, na tarde de hoje (4 de julho), às 19h, o livro “João Seabra, à sua maneira”, na Escola Secundária Pedro Nunes.
Aura Miguel, João Amaral e o Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, são presenças confirmadas na apresentação do livro que retrata o antigo pároco de Santos-o-Velho e da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Chiado), no ano em que comemora 40 anos de sacerdócio.
“O livro que agora se publica deve ser visto como um retrato, trabalhado numa perspectiva selectiva e não exaustiva, tantos foram e tantos são os caminhos percorridos por alguém a quem se vaticinava uma carreira política fulgurante”, pode ler-se em comunicado enviado à redação da Mais Educativa.
A obra é da autoria de José Luís Ramos Pinheiro, jornalista e administrador da Rádio Renascença, e de Raquel Abecasis, jornalista, de 1988 até 2017.
João Seabra nasceu em Lisboa, em 1949. Cresceu na Lapa, “próximo da Igreja de Santa Isabel e do Liceu Pedro Nunes, dois pólos simbolicamente cruciais na compreensão da sua vida – Igreja e mundo, Igreja e escola.” Licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa, onde foi colega de Marcelo Rebelo de Sousa que, no livro, o define como “sacerdote político”. Entrou para o Seminário dos Olivais em 1973, na mesma época que o actual Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, fez a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e em Direito Canónico, na Universidade de Salamanca. Ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1978, foi capelão da Universidade Católica, pároco em Santos-o-Velho e na igreja de Nossa Senhora da Encarnação, no Chiado. Foi, ainda assistente nacional do movimento Comunhão e Libertação e acompanhou as Equipas de Casais e de Jovens de Nossa Senhora. No início de 2019, o cónego foi condecorado pelo seu amigo de sempre, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
[Imagem: Divulgação]