Connect with us

Lazer & Cultura

“João Seabra, à sua maneira” é apresentado, esta tarde, na Escola Secundária Pedro Nunes

Publicado há

em

José Luís Ramos Pinheiro e Raquel Abecasis lançam, na tarde de hoje (4 de julho), às 19h, o livro “João Seabra, à sua maneira”, na Escola Secundária Pedro Nunes.

Aura Miguel, João Amaral e o Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, são presenças confirmadas na apresentação do livro que retrata o antigo pároco de Santos-o-Velho e da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Chiado), no ano em que comemora 40 anos de sacerdócio.

O livro que agora se publica deve ser visto como um retrato, trabalhado numa perspectiva selectiva e não exaustiva, tantos foram e tantos são os caminhos percorridos por alguém a quem se vaticinava uma carreira política fulgurante”, pode ler-se em comunicado enviado à redação da Mais Educativa.

A obra é da autoria de José Luís Ramos Pinheiro, jornalista e administrador da Rádio Renascença, e de Raquel Abecasis, jornalista, de 1988 até 2017.

João Seabra nasceu em Lisboa, em 1949. Cresceu na Lapa, “próximo da Igreja de Santa Isabel e do Liceu Pedro Nunes, dois pólos simbolicamente cruciais na compreensão da sua vida – Igreja e mundo, Igreja e escola.” Licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa, onde foi colega de Marcelo Rebelo de Sousa que, no livro, o define como “sacerdote político”. Entrou para o Seminário dos Olivais em 1973, na mesma época que o actual Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, fez a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e em Direito Canónico, na Universidade de Salamanca. Ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1978, foi capelão da Universidade Católica, pároco em Santos-o-Velho e na igreja de Nossa Senhora da Encarnação, no Chiado. Foi, ainda assistente nacional do movimento Comunhão e Libertação e acompanhou as Equipas de Casais e de Jovens de Nossa Senhora. No início de 2019, o cónego foi condecorado pelo seu amigo de sempre, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

 

[Imagem: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade