A T-CONF é a primeira conferência em Portugal exclusiva para jovens dos 16 aos 30 anos e acontece já no próximo dia 11 de maio, em Cascais.
Este evento é organizado pelo Movimento Transformers, um movimento nacional de voluntariado que tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades, através daquilo que mais gostam de fazer.
T-CONF é a primeira conferência em Portugal exclusiva para jovens até aos 30 anos e promete ser um bar aberto de inspiração. Durante um dia os participantes vão conhecer as histórias de vida de seis oradores – também eles com idades até aos 30 anos – e discutir ideias e propósitos que os vão motivar a tomar as rédeas do seu futuro e a lutar por aquilo em que acreditam.
“Queremos que este evento seja um shot de energia e inspiração para que mais jovens possam agir e lutar por um futuro melhor e que não seja imposto. É importante mostrar que cada um pode construir o seu próprio caminho, não precisamos de andar todos na mesma estrada.”, refere Inês Alexandre, vice-presidente do Movimento Transformers.
Igor Regalla (ator/realizador), Juliana Rocha (boxista/ativista), Guilherme Melo Ribeiro (empreendedor), Lokas Cruz (médica/voluntária), André Couceiro (comunicador/formador) e Hernani Zão Oliveira (empreendedor), são os oradores desta primeira edição da T-CONF. Diogo Silva (ativista) é o apresentador deste evento.
A conferência é organizada com atenção aos interesses do público jovem, abordados num tom informal. Para dar mais vida a este evento, os jovens vão poder desfrutar de duas performances, uma delas – o concerto de Murta.
“De jovens para jovens, este é o conceito do evento. No Movimento Transformers trabalhamos com aprendizes dos 3 aos 84 anos, mas o nosso foco de atuação principal são os jovens – 90% dos nossos 500 aprendizes tem menos de 30 anos. Percebemos que havia urgência em criar um evento com um modelo de comunicação não formal específico para este público, onde os oradores fossem exemplos próximos para eles, e que lhes mostrassem que todos nós podemos marcar a diferença através das nossas ações.”, acrescenta Inês.
Para este evento, que conta, também, com apoio da Cascais Jovem, há 200 bilhetes disponíveis e podem ser comprados aqui.
Até dia 30 de abril, têm um custo de 15 euros. Depois desta data o valor aumenta para 20 euros.
O valor angariado neste evento reverte, na sua íntegra, para a organização do festival gratuito de final de ano letivo do Movimento Transformers, onde vão participar os 500 aprendizes de 22 cidades.
O Movimento Transformers é um movimento nacional de voluntariado, criado em 2010. Trabalha com 22 cidades de norte a sul do país e conta com um grupo de 50 mentores, que partilham o seu talento com 500 aprendizes entre os 3 e os 95 anos. Entre estes mentores, estão profissionais e artistas das mais variadas áreas, tais como, pintores, poetas, músicos, programadores, bailarinos, exploradores, futebolistas e chefs de cozinha.
Em 2018, foi feita uma avaliação de impacto pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, que concluiu que o Movimento Transformers diminuiu em 43% o insucesso escolar dos seus aprendizes.
Foto: A equipa do Movimento Transformers
[Fotos: Divulgação]