Connect with us

Lazer & Cultura

IndieLisboa volta a levar o melhor do cinema independente à capital

Sofia Rebanda

Publicado há

em

O maior festival de cinema independente português, já conta a sua 16ª edição, a decorrer de 2 a 12 de maio. À semelhança das edições anteriores, é eleita a Melhor Longa-Metragem portuguesa, premiada no valor de 7500 euros.

O Festival Internacional de Cinema traz a Lisboa, o melhor e mais recente do cinema nacional e internacional. Vão ser apresentados 270 filmes (86 longas e 184 curtas metragens), 51 são portugueses e vão ser exibidos no Cinema São Jorge, no Culturgest, no Cinema Ideal e na Cinemateca Portuguesa.

O IndieLisboa 2019 conta com uma programação diversa que promove o diálogo entre diferentes gerações e geografias do cinema, relacionando as urgências políticas, sociais e estéticas do mundo. Em destaque, este ano, estão a cinematografia contemporânea brasileira, mas também o cinema francês da Nouvelle Vague – através do ciclo retrospetivo a Anna Karina, na seção Herói Independente. Também em foco estará a dupla Caroline Poggi e Jonathan Vinel, na secção Silvestre.

Além das sessões de cinema, os visitantes podem desfrutar de atividades paralelas como as Lisbon Screenings, uma concentração de filmes, produtores, realizadores e decisores internacionais que pretende dar visibilidade ao cinema português. Na programação do evento está ainda o PLOT Script Lab, um workshop de argumento com tutores internacionais e as LisbonTalks.

O IndieLisboa tem uma vertente musical, conhecida como Indie Lisboa by Night, onde sobem ao palco várias artistas da história do rock em Portugal, como Lena d’Água, Adelaide Ferreira, Anarchicks e Aurora Pinho.

A decorrer também nas mesmas datas, está o IndieJúnior – parte do IndieLisboa – que, além de filmes, conta com atividades e oficinas que apelam à criatividade das crianças e famílias, durante o festival.

Consulta o programa completo do evento aqui.

Em alternativa, está disponível a App IndieLisboa, para Android e iOS, através da qual podes consultar toda a informação sobre o festival e agendar o teu calendário de sessões.

 

 

 

 

[Fotos: IndieLisboa/A Bright Light – Karen and the Process]

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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