Estás pronto para mergulhar numa análise detalhada sobre o interior do teu cérebro?
A Gulbenkian tem uma nova exposição que te convida a conhecer melhor a tua mente: chama-se Cérebro: Mais Vasto que o Céu e vai ser inaugurada a 16 de março, em Lisboa. Esta mostra vai reunir bastante informação sobre como a mente funciona e contar com várias atividades interativas.
Já alguma vez pensaste que fosse possível ouvir a tua própria atividade cerebral? A verdade é que vais ter oportunidade de o fazer! Nesta exposição, podes encontrar uma orquestra de cérebros. Nós explicamos: trata-se de uma instalação de multimédia em que quatro visitantes podem ver e ouvir, em simultâneo, a sua atividade cerebral. Os sinais são captados por um capacete especial e projetados numa tela gigante! A tradução desses sinais para sons foi da responsabilidade do músico Rodrigo Leão.
Esta exposição é composta por três núcleos. O primeiro foca-se na origem dos cérebros e na evolução biológica dos vários animais — incluindo, claro, os humanos. Neste núcleo vais encontrar, por exemplo, uma escultura de 12 metros de um neurónio! Esta vai estar iluminada com LED que simulam disparos neuronais sempre que aparecer uma pessoa.
O segundo núcleo foi desenvolvido com o objetivo de explicar a forma como o nosso cérebro dá origem aos pensamentos que temos sobre o mundo que nos rodeia – e também acerca de nós próprios. Há ainda uma secção acerca de linguagem e ilusões de ótica – a juntar à tal orquestra de cérebros de que falamos acima! O terceiro núcleo de Cérebro: Mais Vasto que o Céu foca-se na inteligência artificial.
Sabes o que é Mindball? Trata-se de um jogo de futebol mental no qual duas pessoas disputam uma partida e movem a bola em direção à baliza do adversário simplesmente através das suas ondas cerebrais! E adivinha: vais poder jogar nesta mostra!
Os bilhetes custam 5 euros (só estarão disponíveis online aquando da inauguração) e a exposição poderá ser visitada entre as 10 e as 18 horas na galeria principal da Gulbenkian. O espaço encerra às terças-feiras.
[Foto: Self ReflectedGreg Dunn e Brian Edwards]