Novembro começa com um “Salve-se quem puder” para quem se desloca de transportes públicos em Lisboa.
O coordenador José Manuel Oliveira foi quem avançou com a confirmação da entrega do pré-aviso das paragens para dia 8: segundo este, a paralisação terá os mesmos moldes da de terça-feira – que também acontece já durante a Web Summit.
A greve anunciada é parcial e sinónimo de, na prática, a paragem do metro entre as 6 horas e as 9h30. De acordo com a FECTRANS, este protesto prende-se com reivindicações salariais por parte dos trabalhadores.
Segundo os trabalhadores, a greve justifica-se pela discordância com a proposta de atualização salarial plurianual de 24,50 euros para os anos de 2018 e 2019, que foi apresentada aos representantes sindicais pelo conselho de administração da empresa. Recorde-se que a paralisação de quinta-feira é a terceira em dois meses, depois da greve de 18 de outubro e da que está anunciada para dia 6.
Para a terceira edição em Portugal da cimeira tecnológica, inovação e empreendedorismo esperam-se cerca de 70 mil participantes, vindos de mais de 170 países. O evento está na Altice Arena entre os dias 5 e 8 de novembro.
[Foto: Divulgação]