Visite-nos em

Lazer & Cultura

Clube do Zoo: o Jardim Zoológico de Lisboa vai às salas de aula

Publicado há

em

“Será que os animais têm os sentidos tão desenvolvidos como os nossos? Afinal como veem os tigres? E será que os elefantes ouvem bem? Quais os desequilíbrios ambientais provocados pela atividade humana?”

Gostavas de ver estas tuas questões respondidas? A morada mais selvagem de Lisboa vai proporcionar experiências únicas ao longo de todo o ano letivo – onde estas e muitas outras curiosidades serão abordadas.

No âmbito das Atividades de Componente de Apoio à Família – CAF – da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, o Jardim Zoológico marca o ano letivo de 2018/2019 com a oferta de uma oportunidade única de aprendizagem no âmbito da educação cívica e ambiental, através do Clube do Zoo.

O Jardim Zoológico sai de Sete Rios e vai diretamente até às escolas, ao longo do ano letivo. Todas as semanas acompanhará o grupo de crianças inscritas no Clube. Esta iniciativa insere-se no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e da Educação para a Cidadania. Nestas sessões, serão abordadas temáticas ligadas à conservação da Biodiversidade e da valorização da vida animal, a fim de fomentar uma transformação progressiva de valores, atitudes e comportamentos.

A sala de aula do CLUBE ZOO tem  várias áreas específicas de aprendizagem, centradas no aluno, onde este é um elemento participativo e pode utilizar tecnologia para ligar conhecimentos. Cada área é composta por equipamentos e tecnologias específicas (quadros interativos, dispositivos de mobile learning, computadores, aplicações educativas em 3D e realidade aumentada) que possibilitam o desenvolvimento das competências-chave requeridas para o século XXI.

A tecnologia é usada para melhorar a interação e participação dos alunos em diversas dinâmicas e na forma como são envolvidos nas atividades propostas. Os diversos dispositivos e conteúdos de aprendizagem interativa irão permitir a contribuição de todos os alunos e um melhor envolvimento destes nas tarefas propostas, numa sequência de aprendizagens.

Com esta atividade, o Jardim Zoológico pretende contribuir para que as gerações vindouras sejam compostas por cidadãos mais comprometidos com a preservação do planeta!

Esta iniciativa segue o lema “Inspirar a Aprender, a Cuidar e a Agir” e é destinada a alunos do Ensino Básico (1º e 2º ciclo). Está integrada com o desenvolvimento dos curricula num trabalho transdisciplinar no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a conservação do ambiente.

[Foto: Jardim Zoológico]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==
PASSATEMPO MAIS EDUCATIVA
NA LISBOA GAMES WEEK
Subscreve para te poderes habilitar a ganhar prémios.