Um investimento pioneiro na igualdade de género – cerca de 500 milhões de euros – foi anunciado por António Guterres.
Uma em cada três mulheres é vítima de violência ao longo da sua vida. Quem o diz é a ONU, referindo que esta é uma das violações dos direitos humanos mais comuns a nível mundial, afetando todas as sociedades e estratos sociais. E se as mulheres vítimas de violência ascendem aos 35 por cento em todo o mundo, há países em que a percentagem atinge os 70 por cento.
Há ainda outros dados alarmantes. Por todo o mundo, são mais de 700 milhões as mulheres que foram obrigadas a casar antes dos 18 anos, e destas, 250 milhões fizeram-no com menos de 15 anos de idade. E há ainda muitos milhões de mulheres a serem vítimas de mutilação genital – pelo menos 200 milhões, num total de 30 países.
Para combater e reverter estes números, a ONU e a União Europeia vão implementar durante os próximos anos programas para eliminar qualquer forma de violência contra as mulheres. As leis e as penas vão ser revistas, as políticas e as instituições serão reforçadas, bem como as medidas preventivas e o acesso aos serviços essenciais.
Será ainda dada especial atenção às mulheres e raparigas marginalizadas, e haverá mais investimento na informação da sociedade civil sobre o impacto enorme que a violência representa na vida das mulheres.
Para saberes mais sobre este projeto visita a sua página oficial.
[Foto: Divulgação]