A maior competição de aplicações para mudar o mundo criadas por jovens elege amanhã as melhores entre as melhores, na Fundação Calouste Gulbenkian.
O Programa Apps for Good pediu aos jovens para usarem a tecnologia para resolver problemas sociais, e eles voltaram a corresponder. Amanhã, dia 20 de setembro, as 21 equipas de alunos finalistas vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo e apresentar as suas ideias.
Estas equipas foram selecionadas pelo júri durante os três encontros regionais que se realizaram em junho e em julho nos Açores, em Matosinhos e em Lisboa, e que contaram com a presença de cerca de 140 equipas. No total serão atribuídos 8 prémios, uma vez que além do pódio (1º, 2º e 3º prémios) será ainda entregue o Prémio Tecnológico, o Prémio do Público e o Prémio Jovens Empreendedoras no Digital – Siemens – às três jovens alunas que mais se destacarem das equipas.
Entre as aplicações que vão estar na grande final encontra-se a Host Family, que permite que cada pessoa tenha no seu smartphone todo o processo dos utentes das casas de acolhimento para que possa ajudar de forma fácil e rápida, a All About You, em que os adolescentes poderão receber respostas a todas as dúvidas que tenham sobre a sexualidade, a Recycle4Good, que informa sobre a reciclagem e guia as pessoas no trajeto para os ecopontos e a SOS Signal, a app que pretende ser a primeira linha de apoio em caso de emergência, entre outras.
Este evento contará com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Albergaria, estando igualmente presente Pedro Norton, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social.
[Foto: Organização]