Um estudo promovido pela empresa de segurança informática Kaspersky Lab apurou que dois em cada três jovens têm receio ao usar a internet.
Este inquérito envolveu 5 mil jovens com idades entre os 10 e os 15 anos, residentes na Alemanha, França, Espanha, Itália e Benelux, e concluiu que 67% destas pessoas “têm medo ou ficam preocupados quando estão online”.
Porquê? 29% destes jovens temem que um desconhecido os aborde e os intimide, enquanto 23% receiam que esse mesmo desconhecido lhes peça para fazerem algo com que não estejam confortáveis. Existem também 22% destes inquiridos preocupados que lhes peçam para fazer algo ilegal, e ainda 21% que têm medo que alguém consiga aceder a informações suas que já estiveram online, mesmo depois de as terem apagado.
E será que estes jovens têm consciência de que as suas atividades online lhes podem causar problemas? Um em cada quatro (41%) mostra-se arrependido relativamente a publicações que possam ter afetado amigos e/ou outras pessoas.
Os responsáveis por este estudo recomendam que os pais, os professores e a própria indústria trabalhem em conjunto para criar um ambiente seguro para que os jovens possam explorar e aprender online, sem todas estas preocupações.
E tu, sentes-te em perigo quando estás online?
[Fonte: Sapo Tek]