A Futurália é a feira de ensino mais importante do ano, e por essa razão o Ministro da Educação fez questão de marcar presença e de… te deixar uma mensagem de otimismo para o futuro.
Tiago Brandão Rodrigues é o novo Ministro da Educação e não tem dúvidas, o mais importante é “manteres os teus horizontes bem abertos, para que vejas a quantidade de possibilidades que tens à tua frente”.
A Mais Educativa falou com a figura mais importante da educação em Portugal e perguntou a sua opinião sobre o que deves fazer para te preparares da melhor forma para o teu futuro. Desde logo, não deixar passar a oportunidade de visitar eventos como a Futurália, onde podes tomar contacto com a toda a realidade dos vários tipos de formação que podes escolher.
Depois, prossegue o Ministro, “informa-te junto dos teus professores, pais e amigos, para que possas ter uma visão o mais nítida possível do que pretendes. Acima de tudo, usa tudo isso para refletires sobre o que queres realmente fazer do teu futuro, sabendo que em cada momento de decisão existe sempre a possibilidade de voltar atrás e começar de novo”.
Se quiseres um resumo numa só frase, o Ministro da Educação também é claro: “É preciso é que tenhas muita serenidade e tranquilidade nos caminhos que escolheres, porque esses serão certamente os melhores”.
A presença do Ministro na Futurália vem valorizar ainda mais este evento, te que dá “a oportunidade de entenderes novos conceitos de educação, novas metodologias em sala de aula, e também novas oportunidades de escolheres o seu caminho no Ensino Superior ou Ensino Profissional”, na visão do Ministro.
Se estiveste na Futurália pudeste certamente tomar também contacto com os vários projetos promovidos pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e de outras entidades. Nas palavras do Ministro da Educação, espaços “como o do IPDJ e o da ANQEP, por exemplo, mostram aquilo que fazemos internamente, no dia a dia do nosso trabalho em prol da educação. Novos métodos de aprendizagem, novas abordagens, salas de aula mais versáteis e preparadas para o futuro e várias políticas desportivas, está tudo aqui”.
[Fotos: Tiago Belim]