Visite-nos em

Novidades

“Faz login” ao Ensino Profissional com a ANQEP!

Avatar

Publicado há

em

Dar-te a conhecer o Ensino Profissional. Foi esse o objetivo principal da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e dos muitos alunos deste tipo de ensino que este ano passaram pela Futurália.

Estás (ou virás a estar) no 9º ano e ainda estás a avaliar as opções para o teu futuro? Presta atenção ao Ensino Profissional e às portas que ele te poderá abrir no mercado de trabalho.

Rita Soares faz parte da Comunicação da ANQEP, e mostrou-nos um stand onde os visitantes da Futurália puderam aceder a muita informação, mostras e demonstrações sobre várias áreas de formação. Sob o lema “Faz Login” no teu futuro, a ANQEP trouxe também à maior feira de ensino do país muitos jovens que estudam no Ensino Profissional, para que “vistam a camisola deste tipo de formação e criem um verdadeiro movimento e uma cultura em seu torno. No fundo, são eles os verdadeiros embaixadores do Ensino Profissional e o melhor é deixá-los falar por nós”, explicou-nos Rita Soares.

IMG_4608No stand da ANQEP na Futurália, estes jovens representaram diferentes áreas, da Hotelaria à Restauração, passando pelo Turismo e por um palco dedicado aos alunos do ensino artístico, da Dança à Música, passando pelo Teatro, para mostrarem aos visitantes o que lhes pode trazer o Ensino Profissional.

Empregabilidade: O projeto Step 1
A ANQEP aproveitou também esta edição da Futurália para apresentar o projeto Step 1, dedicado à empregabilidade dos alunos do Ensino Profissional, e que procura dotar os estudantes de 3º ano destes cursos de um conjunto de ferramentas que aumentam a sua eficácia na procura de emprego.

Neste momento, conforme nos explicou Rita Soares, “são 10 as escolas a participar no Step 1, um programa formativo composto por 11 Steps, cada um deles trabalhando uma problemática: Como trabalhar o networking, como estar numa entrevista de emprego, como fazer um curriculum, entre outras. Todo o projeto é acompanhado pela ANQEP e termina em maio, altura em que serão apurados os resultados”, concluiu.

A ANQEP irá avaliar este programa em maio, data do seu fim, e tem como objetivo alargar o movimento a um número cada vez maior de escolas que ministram o Ensino Profissional.

[Fotos: Tiago Belim]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==